.

.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

REBELIÃO NA CASA DE CUSTÓDIA DE MARINGÁ CONTINUA

A rebelião na Casa de Custódia de Maringá, no Norte do Paraná, já passa de 18  horas. Às 7h30 desta terça-feira (30), as negociações foram retomadas pelas  equipes da Polícia Militar (PM), representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria Estadual de Justiça (Seju) e outras autoridades do sistema penitenciário. 

Na madrugada, por volta das 1h50, mais um agente penitenciário foi liberado. Segundo a diretoria da Casa de Custódia, ele estava tranquilo e foi atendido pelo Siate com ferimentos leves. Ele foi levado ao Pronto Socorro municipal e passa bem. 

Familiares dos detentos passaram a noite no  local e estão bem agitados. Eles carregam faixas com reivindicações e reclamam da falta de notícias por parte das autoridades responsáveis. 

Celso Felizardo/Folha de Londrina
Celso Felizardo/Folha de Londrina


No meio da manhã, os presos incluíram mais um item na lista de reivindicações. Segundo a Polícia Militar, eles exigem transferências para outras unidades do estado. Vale lembrar que o governador do Paraná, Beto Richa, proibiu as transferências de presos por meio de decreto publicado no dia 22 de outubro, como "medida para conter e evitar rebeliões nas penitenciárias". Apesar disso, asituação segue tranquila e as autoridades prometerão avaliar as solicitações dos rebelados. 

Os 90 detentos também pedem acesso aos corredores, remissão das penas, materiais para manufatura de artesanato, melhorias na alimentação, respeito às famílias e visitas, além de aumento de assistência social e jurídica. 

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), Anthony Johnson, garantiu que está acompanhando a situação e voltou a destacar a precária condição de trabalho enfrentada pelos profissionais. "Precisamos de maiores investimentos no sistema e esperamos que o novo Secretário olhe de uma forma diferenciada para nós a partir do ano que vem", pediu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário