.

.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA COMPRA DE REMÉDIOS PARA UNIVERSIDADE

A 20.ª Promotoria de Justiça de Maringá ajuizou ação civil pública de responsabilidade por ato de improbidade administrativa e ação penal contra um servidor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), um representante comercial e uma terceira pessoa por tentativa de fraude em procedimento para a compra de medicamentos destinados à Farmácia de Ensino da UEM. Conforme as investigações do Ministério Público, os três requeridos usaram documentos falsos para tentar efetuar a compra de produtos sem licitação. 

A documentação falsificada atestava que os remédios que seriam adquiridos eram distribuídos no Paraná por uma única empresa, que tinha o representante comercial como seu franqueado. Com isso, a intenção era obter a dispensa da licitação. A transação comercial só não foi concretizada porque a Promotoria recebeu uma denúncia e solicitou providências à administração da UEM. 

Segundo o MP, além de falsificar o documento, no que foi ajudado por outro requerido na ação, o representante comercial não tinha poderes para efetuar uma declaração em nome da distribuidora. "Tendo pleno conhecimento de que não havia a exclusividade apontada, ele firmou o documento em questão, com sua assinatura. Seu objetivo era viabilizar a venda de medicamentos para a UEM, na medida em que, sendo representante comercial, recebia por porcentagem de medicamentos vendidos", aponta, na ação, o promotor Leonardo da Silva Vilhena. 

O servidor, por sua vez, incluiu a declaração de exclusividade no procedimento de compra dos medicamentos, apesar de supostamente ter conhecimento da falsidade do documento. Segundo o MP, trata-se de um farmacêutico como mais de 20 de experiência e que, por esse motivo, tinha conhecimento de que a exclusividade de venda não existia em relação à distribuidora que ele pretendia ver contratada. "Isso não passou de um estratagema utilizado pelo requerido para conseguir medicamentos laboratório que, a seu ver (do requerido), sem nenhum respaldo científico (como determina a lei), seria ‘melhor’ do que outros", aponta a Promotoria, na ação. 

Em função das irregularidades verificadas, a Promotoria solicitou o afastamento liminar do servidor público, visto que as investigações do Ministério Público ainda continuam em relação a outros processos com inexigibilidade, no período de 2010 a 2013. "Permitir que o requerido continue a frente de um cargo de direção na farmácia ensino da UEM, que lhe permita influenciar em aquisições e vendas de medicamentos soa, neste momento, como uma incoerência", argumenta o promotor. 

A Promotoria requer ainda que os três requeridos sejam punidos com base nas leis de Licitações e de Improbidade Administrativa. Se condenados, os três poderão ser punidos por crime previsto no artigo 90 da Lei 8.666/93 (detenção de dois a quatro anos, e multa) e com as sanções previstas no artigo 13, inciso II da Lei 8.429, que estabelece a necessidade de ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário