Um homem de 58 anos, morador de Rolândia, morreu em Londrina após ser internado na Santa Casacom complicações causadas pelo vírus da dengue. Ele faleceu no dia 13 deste mês, mas a causa da morte só foi confirmada pela 17ª Regional de Saúde nesta semana.
De acordo com o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da regional, José Carlos Moraes, ele foi internado no dia 9. A vítima não havia sido infectada pela dengue anteriormente, era hipertensa e sofria de diabetes, o que pode ter complicado o seu quadro clínico.
Até o momento, Rolândia registrou 47 casos confirmados e 172 suspeitas em 2014. "Mas onúmero está subindo desde as últimas quatro semanas e deve subir ainda mais nos próximos dias", afirma Moraes. Segundo ele, uma reunião está marcada para a próxima segunda-feira (28) com a prefeitura local para tratar de novas linhas de ação a fim de conter a transmissão da doença. A Secretaria de Saúde de Rolândia abriu nesta quarta-feira (23) um teste seletivo para contratar emergencialmente 20 agentes que atuarão no combate à dengue.
Ainda segundo Moraes, o índice de infestação vetorial de Rolândia está na casa dos 0,9%. O número é calculado a partir do número de focos a cada 100 casas da cidade.
"O aumento do número significa o risco cada vez maior de uma epidemia de dengue. Quando passa de 1%, fica mais complicado controlar a disseminação do aedes aegypti e o quadro se torna de risco", diz o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da 17ª Regional. bonde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário