.

.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

IAP CONFIRMA CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL NA REGIÃO DE IBIPORÃ


O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) confirmou a contaminação ambiental na região próxima a indústria Innovare Produtos Químicos, que teve o prédio consumido por um incêndio na madrugada desta quarta-feira (20) noParque Industrial IV em Ibiporã. 

Gina Mardones/Equipe Folha
Gina Mardones/Equipe Folha


O chefe regional do IAP, Raimundo Maia Campos Júnior, informou que pelo menos cinco substâncias foram encontradas na chácara Santo Antônio, que fica ao lado da indústria. Além disso, peixes morreram nas lagoas que desaguam no ribeirão Lindoia e bananeiras, hortas e laranjeiras foram prejudicadas por causa da química dos produtos. 

Ainda segundo o instituto, o nível de Ph das lagoas está muito baixo, beirando a zero. Ou seja, a presença de ácido na água é grande e há a expectativa de que todos os peixes dos cursos d'água morram no decorrer dos próximos dias. 

Júnior também disse que um líquido marrom desceu até os lagos e formou uma espuma no local. Um buraco de erosão ainda reteve parte dos produtos químicos, sendo foi necessário a utilização de dois caminhões-pipa para retirada do material. Até o final da tarde, o mau cheiro continuava na região. 

Celso Pacheco/Equipe Folha
Celso Pacheco/Equipe Folha


Após controlar o fogo, que provocou diversas explosões no interior da indústria, Corpo de Bombeiros auxiliou a empresa, durante a tarde, no transbordo dos produtos químicos para evitar o contato do material com o rescaldo do incêndio. 

Durante a realização do serviço, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interditou 500 metros da BR-369 que foi liberada no final da tarde desta quarta-feira. (Com informações do repórter Vitor Ogawa/Folha de Londrina) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário