.

.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

ROUBO DE VEÍCULOS EM LONDRINA AUMENTARAM 130% EM TRÊS MESES

Era para ser mais um dia normal na corrida rotina de uma família que atualmente reside na Zona Norte de Londrina. Desconfiado, o pai deixou o carro no meio-fio e retornou à residência para pegar algo que havia esquecido. No interior do veículo, mãe e filha aguardavam. Os segundos de pânico começaram quando dois assaltantes, com armas em mãos, pediram para que elas descessem o mais rápido possível do carro. Ao fechar a porta de casa, o pai ficou imobilizado de tanto medo. Ninguém saiu ferido, mas a ação criminosa deixou sequelas. "Minha mãe tem medo de ficar sozinha até hoje. E olha que isso aconteceu há duas semanas", contou a filha, que preferiu não se identificar. 

O automóvel, adquirido depois de meses de esforço e dedicação do casal, foi recuperado por uma equipe da Polícia Militar (PM) no mesmo dia. Alguns objetos, como o sistema de rádio, por exemplo, não foram encontrados. "Estamos sofrendo as consequências de um descaso na segurança pública", avaliou a vítima. 

E foi assim que também aconteceu com Fabricio (nome fictício). Ele ficou com um revólver calibre 38 apontado na cabeça por alguns minutos enquanto esperava o semáforo abrir em uma avenida na região central de Londrina. Apesar do registro de boletim de ocorrência na delegacia, o carro ainda não foi recuperado. Mesmo com o susto, a vítima passa bem. "O bem material pode ser ressarcido, mas o dano psicológico é muito grande. A gente fica impotente para atividades cotidianas", comentou. 

Os dois casos ocorreram nos últimos três meses, quando os roubos de veículos cresceram 130% em Londrina, conforme levantamento feito por uma fonte do Portal Bonde que prefere não ser identificada. No ano passado, por exemplo, a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) informou que o mês de julho foi o mais perigoso para os motoristas londrinenses. Foram 58 veículos levados por criminosos. Em junho, o número diminuiu para 52 e voltou a crescer em agosto, com 55 automóveis roubados. A porcentagem assustadora foi calculada pela reportagem com base nos números obtidos com a fonte em 2016. Em junho, foram 119 ocorrências; 132 em julho e 128 em agosto. Os números fechados de roubo de veículos em 2016 só serão divulgados pela Sesp no final do ano. 

"Enquanto isso, ficamos reféns da insegurança. Os bandidos estão fazendo a festa. A gente trabalha para conseguir um bem, se esforça o máximo possível e depois essa dedicação vai por água abaixo quando um criminoso aponta uma arma e leva o carro, por exemplo. Tudo não dura mais que 30 segundos. A decepção é grande", afirmou Fabrício, que ainda está pagando as prestações do veículo levado pelo assaltante.

A assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que "o setor de inteligência, responsável pelos crimes contra o patrimônio, da 10ª SDP foi reforçado". A assessoria também disse desconhecer a existência de um setor específico para cuidar de furtos e roubos dentro da delegacia. Por enquanto, não há confirmação de nenhum projeto para instalação de um órgão especializado em Londrina. A reportagem não conseguiu contato com o setor de Comunicação Social do 5º BPM para comentar os números.

Nenhum comentário:

Postar um comentário