Pouco mais de uma semana depois de dar início a outra etapa da Operação Lava Jato – que mirou na compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, a Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (24) uma nova fase da operação, chamada de “Passe Livre”. Desta vez, as investigações apuram a possibilidade de fraude no procedimento de contratação de navio sonda pela Petrobras.
No total, 32 mandados são cumpridos, sendo 25 de busca e apreensão, um de prisão preventiva e seis de condução coercitiva. Segundo aponta a Polícia Federal (PF), complexas medidas de engenharia financeira foram utilizadas pelos investigados nesta fase para ocultar o verdadeiro destino dos valores indevidos pagos a agentes públicos e diretores da estatal.
O jornal O Estado de S.Paulo divulgou que o pecuarista e amigo do ex-presidente Lula José Carlos Bumlai foi preso em Brasília. O novo investigado iria depor nesta terça-feira na CPI do BNDES, com a expectativa de adotasse a mesma postura que as anteriores, negando u irregularidades e descartou ligação do ex-presidente Lula e de familiares do ex-presidente com seus negócios.
Em depoimento de delação premiada no âmbito da operação Lava-Jato, o lobista Fernando Baiano - que ganhou direito a prisão domiciliar na semana passada - disse que deu R$ 2 milhões a Bumlai, que teria lhe falado que o dinheiro era para pagar um imóvel de uma nora de Lula. O pecuarista também é acusado de conseguir o perdão de um empréstimo de R$ 12 milhões, usados para quitar uma dívida do PT.
As buscas desta terça ocorrem em São Paulo, Lins, Piracicaba, no Rio de Janeiro, em Campo Grande e Dourados, no Mato Grosso do Sul, e em Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário