Secretaria da Segurança Pública terá assessoria especial para municípios
O secretário da Segurança Pública anunciou, nesta sexta-feira (10), a criação de uma estrutura especial para atendimento aos municípios. A assessoria fará a integração com os gestores municipais de segurança e a Secretaria. O anúncio foi feito durante o primeiro encontro entre as autoridades estaduais e representantes do Conselho Estadual de Secretários e Gestores Municipais de Segurança, para estabelecer mecanismos de cooperação entre a Polícia Civil, Polícia Militar e as guardas municipais.
Segundo o secretário Reinaldo de Almeida César, a integração com os órgãos municipais de segurança é um dos principais eixos de atuação da Secretaria, ao lado da articulação das forças de segurança entre si e com outros órgãos governamentais. “Entre as nossas prioridades, está este trabalho associado. Também asseguramos a presença de representantes das prefeituras no Conselho Estadual de Segurança”.
Para o secretário municipal de segurança de São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba) e presidente do Conselho Estadual de Secretários e Gestores Municipais, Marcelo Jugend, o encontro foi extremamente produtivo. “Duas das nossas principais reivindicações foram atendidas: a criação da assessoria aos municípios na estrutura da Sesp e a participação dos gestores municipais no Conselho Estadual de Segurança”.
“Estamos vivendo um novo momento, em que os municípios começam a assumir funções na área de segurança, rompendo o paradigma de que a segurança é apenas função do Estado e tão somente uma questão de polícia. A cooperação entre as instâncias governamentais é necessária e dará bons resultados”, completou Jugend.
Participaram do encontro o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinicíus Michelotto, o comandante da Polícia Militar, Marcos Teodoro Scheremetta, o delegado Elcio Fuscolin, do departamento de inteligência, delegado Rafael Vianna, do escritório de projetos da Secretaria da Segurança Pública, Letícia Kulaitis e Sandra Ramalho, do comitê de articulação local do Ministério da Justiça, representantes do Conselho de Segurança e dos municípios de Araucária, Pinhais, São José dos Pinhais, Paranaguá, Guaratuba, Ponta Grossa, Campo Largo, Umuarama e Arapongas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário