O médico cardiologista Marcos Petyk Sereja, de 34 anos, que estava internado havia 26 dias no Hospital do Rocio, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, morreu por complicações da Covid-19 na noite de quarta-feira (2).
A informação foi confirmada pela família e pela Prefeitura de Guaratuba, no litoral do Paraná, cidade onde o profissional trabalhava desde 2014.
"Perdemos um herói. Ele era um orgulho da família, amava o que fazia. Estamos todos muito tristes, a dor é muito grande. Nós nunca achamos que alguém perto da gente vai ser contaminado, que isso vai acontecer com alguém que amamos", disse Fernando Sereja, irmão do médico.
O cardiologista foi diagnosticado com a doença em 7 de agosto. Segundo o irmão, ele ficou isolado em casa, mas com a piora do estado de saúde precisou ser internado.
Em Guaratuba, o médico morava com a mulher e a filha, de dois anos. As duas também contraíram o novo coronavírus, mas se recuperaram. Ainda segundo o irmão do cardiologista, a última vez que o médico viu os pais foi há 90 dias. O corpo de Marcos Petyk Sereja será cremado em Guaratuba.
"Acreditamos que ele foi contaminado quando entubava um paciente que estava com Covid-19. Ele ficou isolado em casa por uma semana, mas depois precisou ser internado, foi direto para a UTI. Infelizmente, não resistiu", contou Fernando Sereja.
O médico trabalhava no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Guaratuba, e também em um hospital de Paranaguá, no litoral do estado. A Prefeitura de Guaratuba informou que ele também atendeu em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Pronto Socorro.
"Cada colega de trabalho, cada servidor municipal e certamente cada morador de Guaratuba lamenta profundamente seu falecimento. Ele fará muita falta, com seu olhar de menino, seu sorriso constante, sua humanidade no trato com os pacientes e equipe", afirmou em nota a administração municipal.
Conforme a prefeitura, haverá uma carreata na tarde desta quinta-feira (3) em homenagem ao profissional.
Marcos Petyk Sereja nasceu em Paranavaí, no noroeste do Paraná. O irmão contou que ele fez o curso de medicina na Argentina e revalidou o diploma no Brasil há nove anos.
O médico cardiologista Marcos Petyk Sereja, de 34 anos, se formou na Argentina e revalidou o diploma no Brasil — Foto: Arquivo pessoal
Segundo da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o Paraná atingiu a marca dos 134.162 casos confirmados de Covid-19 e 3.360 mortes.
Os últimos dados indicam que no estado perdeu 56 profissionais da saúde por complicações da Covid-19 – sete eram médicos. O setor da enfermagem registrou o maior número de vítimas: 21 até esta quarta.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário