.

.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

ONG DE CORNÉLIO PROCÓPIO QUE ATENDE MAIS 400 FAMILIAS DIZ QUE VEM SOFRENDO PERSEGUIÇÃO

A “Ong Orar”, instituição sem fins lucrativos, através de sua presidente Claudia Moreira, procurou nossa reportagem para relatar um fato atípico que estaria prejudicando as ações da instituição que, na prática, atende cerca de 400 famílias em situação de vulnerabilidade social em Cornélio Procópio.
Segundo relatou Claudia, nos últimos anos, a Ong vem sofrendo dificuldades financeiras para pagar seus funcionários e depende do auxílio da prefeitura do município e principalmente, de eventos beneficentes que realiza pela cidade.
Conforme a presidente, a instituição tenta organizar eventos para arrecadar fundos e estruturar uma nova sede, com o objetivo desenvolver atividades assistenciais, e vem sendo sistematicamente coibida pelo vereador procopense, Diones Campos.
Segundo Claudia, o vereador não está levando em consideração que a Ong Orar, não tem fins lucrativos e representa centenas de famílias carentes na cidade de Cornélio Procópio. “Ele tem trabalhado para impedir que os nossos eventos aconteçam, com a desculpa que seria para proteger comerciantes da cidade, porém oferece toda a estrutura para a “Feira da Lua” e esta, conta com vários comerciantes de fora.” Protestou.
No último final de semana, munida com toda a documentação necessária, a Ong Orar realizou com sucesso, um evento gastronômico na Praça Brasil (Food Truck das Nações), e conforme relatou Claudia, o vereador tentou prejudicar o evento fazendo com que os comerciantes da Feria da Lua, (teoricamente concorrentes) entrassem na praça e montassem suas barracas sem pagar as devidas taxas. 
A presidente informou ainda que, em outra oportunidade, com autorização do prefeito,  tentou ocupar e reformar para uso da instituição, o Prédio do Antigo Cadeião, hoje desocupado e ocioso, e ali desenvolver projetos de profissionalização para as famílias inscritas na ong, porém o vereador supracitado, promoveu uma emenda na lei, impedindo a ação da presidente e com ajuda da maioria dos vereadores, impediu o desenvolvimento do projeto.
A Ong Orar, existe há 13 anos em Cornélio Procópio e conta com inúmeros programas de apoio social, entre eles, Programa de Reforço Educacional, Bazar de Vestuários e o Banco Solidário de Alimentos, que atende mais de 400 famílias com kit de legumes gratuito.
O outro lado
Em contato com o vereador Diones Campus, este nos enviou a seguinte resposta: 
"Diante das acusações da Sra. Cláudia, o Vereador Diones Campos, relata que não tem nada pessoal contra a mesma e muito menos contra a Ong Orar, que por sinal admira o trabalho realizado.
Ocorre que, como representante do comércio na câmara municipal, sempre que acontece eventos com empresas de fora da cidade o mesmo é questionado pelos comerciantes quanto a legalidade do evento.
Referente ao último evento um festival de Food Truck Gastronômico, o Vereador foi questionado por diversos comerciantes do ramo de alimentação, quanto ao apoio da Prefeitura Municipal neste evento, o Vereador foi verificar os fatos junto ao Prefeito e foi informado pelo mesmo que o município não havia autorizado o uso da logomarca da Prefeitura e que diante do ocorrido estaria entrando com uma ação na justiça contra a Ong Orar, por uso indevido da logomarca.
Segunda o vereador está discussão se existia ou não apoio do município, acabou que o prefeito pediu para o vereador convocar uma reunião de última hora com os comerciantes que haviam feito os questionamentos e nesta reunião foi cogitado a possibilidade deles comerciantes participarem do evento (que foi descartada pelos mesmos).
Quanto a doação de prédio público, o vereador informa que está foi uma decisão da câmara, e não dele pessoalmente, que o município poderá sim atender as instituições com a doação de prédios público, porém quando o município não estiver mais pagando aluguel a terceiros para uso dos departamentos. 
O vereador Diones Campos, encerrar dizendo que sempre estará a frente das questões que diz respeito ao comércio local e que sempre estará pronto para defender aqueles que geram empregos e renda para o município." Fonte:odairmatias.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário