A Comissão Especial de Investigação (CEI) da Câmara de Vereadores de Salto do Itararé, município do norte pioneiro do Paraná, concluiu no último dia 15, o relatório final da apuração de uma denúncia de desvio de combustível que estaria ocorrendo no barracão de máquinas da prefeitura local, constando graves irregularidades que tem como suspeito o ex-chefe da unidade, Aleksandro Leal, o Tourinho, exonerado dias depois da revelação do caso, pelo prefeito Paulo Sérgio Fragoso, mais conhecido por Carijó.
As investigações constataram que após a demissão de Tourinho, o consumo de óleo diesel pela frota da prefeitura caiu pela metade. Segundo os dados fornecidos pela prefeitura aos componentes da CEI, José Nildo dos Santos (PSD), o Mané da Ambulância, Reginaldo Aparecido Alves (PRP), o Zicão, e Rubens Fernandes Leal (PMB), o consumo de combustível a partir de janeiro deste ano teve crescimento gradativo injustificável, culminando em maio com 18.853 litros de diesel. Curiosamente, após a demissão do chefe do barracão, no mês de junho o consumo caiu para 9.435 litros, praticamente a metade sem afetar o desempenho da frota de 22 veículos que utiliza este tipo de combustível.
O relatório da comissão será votado no dia 5 de novembro, mas há na comunidade fortes comentários de que a bancada do prefeito, que não quis fazer parte da CEI, tende a votar pela absolvição do acusado apesar das constatações sobre o desvio de combustível. O vereador Mané da Ambulância, que preside da comissão, disse não acreditar nesta possibilidade, mas adianta que o relatório da CEI será encaminhado ao Ministério Público e Tribunal de Contas, admitindo responsabilidade do Executivo pela falta de controle do consumo pela frota municipal.
Relembre o caso
O chefe do barracão foi flagrado no dia 31 de maio deste ano transportando em um carro da prefeitura 10 galões de 29 litros cada, totalizando 200 litros de diesel pertencente ao Município. O acusado fugiu da abordagem antes da chegada da Polícia Militar, acionada por três vereadores, José Nildo dos Santos, o Mané da Ambulância, Reginaldo Aparecido da Silva, o Zicão, e o presidente da Câmara, Odair Maria da Silva. De acordo com a denúncia, parte do combustível comprado em um posto em Siqueira Campos estaria sendo desviado em uma propriedade rural no Bairro dos Cotas, localizado entre Salto do Itararé e Siqueira Campos. Os policiais foram até o local, mas o suspeito acabou fugindo. Contudo, o combustível furtado foi encontrado na propriedade rural conforme a denúncia, sendo 10 galões de 20 litros cada, totalizando 200 litros de óleo diesel S10.
O combustível apreendido foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Siqueira Campos para os procedimentos cabíveis. A PM continuou as buscas pelo autor do furto, mas ele não foi preso.
Segundo o vereador Mané da Ambulância, o combustível furtado estava sendo transportado em uma Parati da prefeitura. Ao perceber que estava sendo seguido, Tourinho desviou o veículo por um carreador de lavoura de café, se livrando da carga, e empreendeu fuga. Os vereadores contaram que um receptador, que não foi identificado, percebendo que a ação criminosa havia sido desvendada, também fugiu do local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário