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quarta-feira, 3 de novembro de 2021
PROCON PARANÁ ALERTA SOBRE GOLPES DAS ENTREGA DE PRESENTES
O Procon Paraná alerta a população sobre golpes identificados em Curitiba e Região Metropolitana contra consumidores. Leia, abaixo, dicas de como se prevenir.
Segundo o órgão, com a chegada do fim de ano, criminosos utilizam propostas relacionadas às compras virtuais ou links de supostas promoções imperdíveis para fazer novas vítimas. O uso de cartões de crédito ou débito por aproximação também é frequente.
Entre as modalidades de ação criminosa, a mais recente identificada é o 'golpe do presente', segundo o Procon-PR, que simula uma surpresa entregue na casa do consumidor.
Golpe do presente'
De acordo com o órgão de defesa, neste caso, a vítima recebe uma "lembrança" em casa, como sendo um presente inesperado. Quem entrega o pacote pede para tirar uma fotografia para confirmar o recebimento, além de dados pessoais. A pessoa cede, acreditando estar recebendo uma surpresa.
Com o reconhecimento facial, por meio da foto, e os dados pessoais, os golpistas compram um veículo no nome da vítima ou solicitam empréstimos.
"O entregador pede que seja tirada a fotografia para comprovar a entrega do presente e, assim, consegue essa imagem, que é utilizada pelas financeiras para se trazer mais segurança às transações", explicou a diretora do Procon-PR, Cláudia Silvano.
Além da fotografia, os golpistas pedem que a vítima assine um comprovante de entrega da correspondência, em que são fornecidos os dados pessoais.
"Eles estão se dando ao trabalho de comprar uma lembrança, entregar para as pessoas e conseguir as informações para aplicar o golpe. São verdadeiras quadrilhas, que cada vez mais estão especializadas", disse.
O Procon-PR orienta que não se deve fornecer dados pessoais ou tirar fotografias no recebimento de entregas não programadas.
Links de promoções
O órgão destaca que é comum, no período do fim de ano, o consumidor receber links com o que parece ser uma "promoção imperdível" ou até um suposto brinde de uma famosa marca.
Também há registros de links de cadastro enviados por falsos perfis de hotéis ou restaurantes conhecidos. Suspeitar sempre, é a orientação do Procon.
"A probabilidade de dar errado é de quase 100 %. Se você recebeu esse link, saiba que há boas chances de ser um golpe. Você clica no site ou faz um cadastro e tem os dados clonados", alertou Cláudia Silvano.
Compras online
A modalidade de compras online cresceu com a pandemia de Covid-19 e ainda é, mesmo com o fim das restrições sanitárias mais rigorosas, parte considerável das compras de fim de ano, segundo o Procon-PR.
Com isso, o órgão de defesa do consumidor destaca que não se deve fechar negócios aleatoriamente, sem atenção ao que se está comprando ou pesquisando na internet.
"Escolha bem o site que você vai acessar e sempre suspeite do desconhecido. Em alguns casos quando o valor é menor, a surpresa pode ser gigante", lembrou a diretora do Procon.
Cartões por aproximação
Outra modalidade de golpe recorrente contra consumidores que costumam fazer compras presenciais é a do cartão de crédito ou débito por aproximação, conforme o Procon-PR.
"Nesta modalidade, você passa perto de uma máquina de cartão e alguém, de má-fé, o encosta. Você acaba pagando por algo que não comprou. Por isso, deve-se sempre conferir a fatura ou, no caso de não ter confiança, desligar esta funcionalidade", ponderou ainda Silvano.
Denúncias ao órgão devem ser feitas pelo canal de atendimento no site do Procon ou pelos telefones 0800-041-1512 e (41) 3223-1512.
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