.

.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

POPULAÇÃO HOSTILIZA CORPO DE BOMBEIROS QUANDO CHEGAVA PARA COMBATER INCÊNDIO

A equipe do Corpo de Bombeiros (Cobom) de Londrina foi hostilizada durante a noite desta segunda-feira (13), em Cambé, região Metropolitana de Londrina, no momento em que chegava para combater um incêndio a uma residência. A ocorrência foi registrada na rua Parecis, no jardim Tupi, por volta das 21h45. 

Segundo informações repassadas pela guarnição, a população ficou irritada com a demora dos bombeiros. As equipes chegaram no local cerca de 12 a 15 minutos após a solicitação de uma moradora que teve a casa de alvenaria e madeira destruída parcialmente pelo fogo. 

A demora, conforme o Cobom, foi causada por outras ocorrências que eram atendidas no mesmo instante. O caminhão de Cambé fazia o combate a um incêndio ambiental, enquanto o veículo da zona sul de Londrina apagava outra ocorrência da mesma natureza, próximo à Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

Por estar num local mais próximo, o caminhão da zona sul foi acionado e se deslocou até o Jardim Tupi. No momento em que se aproximavam da casa incendiada, os bombeiros foram recebidos com pedras e agressões verbais. 

A Polícia Militar (PM) foi acionada e se dirigiu até o local para garantir a integridade dos profissionais e conter os ânimos dos moradores. O Comando de Operações do Cobom ainda informou que a carreta da zona central também foi ao local, mas teve dificuldades de acesso devido aos carros que estavam estacionados nas ruas do bairro. Alguns moradores também se recusaram a retirar os veículos, dificultando o trabalho das equipes. Apesar da confusão, ninguém ficou ferido e o incêndio foi contido. 

De acordo com o Cobom, a população precisa ter paciência e manter a calma. Nessa época do ano, as ocorrências aumentam, principalmente, devido ao alto número de queimadas, o que acaba atrasando a chegada das equipes. 

O clima quente combinado com a baixa umidade do ar favorece a propagação do fogo em fundos de vale e terrenos baldios. Só nesta segunda-feira (13), a corporação atendeu 14 focos de incêndios ambientais. O Cobom pede para que a população não ateie fogos nesses locais. Além da prática configurar crime ambiental, dificulta o trabalho dos profissionais. 

Em Londrina, há três caminhões disponíveis para combate a incêndios alocados na zona sul, norte e central. Os três têm capacidade para 4 mil litros, além de uma carreta especial que armazena 30 mil litros de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário