.
sábado, 29 de junho de 2024
CONFUSÃO GENERALIZADA EM LONDRINA NESTA SEXTA FEIRA 28.06.24
Uma confusão generalizada acabou com tiroteio na região central de Londrina na madruga desta sexta-feira (28). Imagens de câmeras de segurança mostram o princípio da confusão, quando um grupo de pessoas descem correndo em direção à Rua Rio Grande do Norte. Logo na sequência um homem armado dispara para assustar o grupo, que foge para a Avenida Leste-Oeste.
Moradores da Rua Niterói teriam escutado três disparos de arma de fogo, sendo que um dos tiros, atingiu uma parede. Entre os vários problemas enfrentados, a situação causou medo. Segundo populares, a confusão durou cerca de meia hora e a sensação de insegurança é grande.
Em contato com a Polícia Militar, o 5º BPM afirmou que equipes foram ao local, após serem acionadas pelo 190. A PM garante patrulhamento constante pela região..
ACIDENTE NESTA SEXTA FEIRA EM LEÓPOLIS DEIXA DUAS PESSOAS MORTAS
Dois homens morreram após um grave acidente em uma estrada rural entre Leópolis e o distrito de Jandinópolis, próximo à Cornélio Procópio. No interior do veículo que capotou e ficou com as rodas para cima, dentro do rio, estravam os corpos. As vítimas tinham 46 e 52 anos e seriam moradores de Paranagi.
A Polícia Civil de Cornélio Procópio investiga o que teria provocado o capotamento e a causa das mortes. Os corpos foram retirados do carro e encaminhados ao IML (Instituto Médico Legal) de Londrina.
sexta-feira, 28 de junho de 2024
FUMAÇA ATINGE EM GRANDES PROPORÇÕES BR 369 EM LONDRINA
A fumaça de gerada por incêndios ambientais invadiu a BR-369 na tarde desta quinta-feira (27) e mobilizou uma equipe do Corpo de Bombeiros, em Apucarana (PR). A ocorrência foi registrada no prolongamento da Avenida Brasil, na saída para Arapongas.
Vários focos de fogo foram encontrados às margens da rodovia, causando transtornos no trânsito. A fumaça atrapalhou a visibilidade dos motoristas que trafegavam pelo trecho.
Somente nesta quinta, os bombeiros atenderam outras duas ocorrências do tipo na Rua São Felipe, no Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti e na Rua Dr. Munhoz da Rocha, centro da cidade.
quarta-feira, 26 de junho de 2024
CAPOTAMENTO DEIXA VEÍCULO COMPLETAMENTE DESTRUÍDO
Na Avenida Tiradentes, um Renault Sandero branco e um ônibus da TIL/TCR se envolveram em um acidente no final da manhã desta terça-feira (25). O Sandero ficou completamente destruído, enquanto o ônibus teve sua lateral direita danificada durante a colisão.
O Sandero transitava na faixa mais à direita da avenida, sentido Cambé, quando o ônibus do transporte metropolitano tentou parar no ponto de embarque de passageiros. O condutor do Sandero perdeu o controle do veículo, que acabou colidindo com o meio-fio, capotando e vindo a parar no canteiro central.Jefferson Conceição, que estava trabalhando próximo ao local do acidente, foi uma das testemunhas oculares do ocorrido.
O motorista do Sandero recebeu atendimento inicial do Siate. Apesar do susto, ele não sofreu ferimentos graves e foi liberado após o atendimento.
O condutor do Sandero, que trabalha como motorista de aplicativo, estava no meio de uma corrida no momento do acidente. A segunda pessoa envolvida na corrida deixou o local antes da chegada dos bombeiros.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ DIVULGA NOVO BOLETIM EPIDEMIOLOGICO SEMANAL
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça-feira (25) o novo boletim epidemiológico semanal da dengue. O Paraná registrou mais 20.678 notificações, 20.610 novos casos da doença e 13 óbitos. Ao todo, desde o início deste período epidemiológico, em julho de 2023, o Estado contabiliza 881.228 notificações, 526.503 casos e 473 mortes em decorrência da doença.
Conforme o novo boletim, Apucarana chegou a 18.464 casos de dengue, com manutenção de 19 mortes. Foram 23 novos casos em relação à semana passada.
Os 13 novos óbitos ocorreram entre 14 de março e 31 de maio. São seis homens e sete mulheres com idades entre um dia de vida e 89 anos. As mortes foram registradas em Marechal Cândido Rondon (4), Cascavel (2), Cruzeiro do Oeste, Icaraíma, Mariluz, Umuarama, Sertanópolis, Nova Santa Rosa e Toledo.
O secretário estadual da Saúde, César Neves, faz um alerta sobre os cuidados com a doença mesmo durante o inverno. “A eliminação dos criadouros deve ser contínua, mesmo nos períodos mais frios e secos do ano. É muito importante a remoção de qualquer recipiente que possa acumular água, pois os ovos do Aedes aegypti podem permanecer viáveis no ambiente por mais de um ano, mesmo em condições climáticas desfavoráveis”, diz.
A Regional de Saúde (RS) de Londrina é que tem mais casos confirmados em números absolutos, com 64.208 diagnósticos, seguida pela RS de Cascavel, com 62.045, e de Francisco Beltrão, com 60.150. A 16ª RS, de Apucarana, tem 38.973 confirmações.
Com relação aos óbitos, a Regional de Saúde de Londrina registra o maior número, com 86 mortes. Depois vem a Regional de Cascavel, com 74 mortes, e a de Francisco Beltrão, com 65.
As informações sobre chikungunya e zika, também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, constam no mesmo documento. Neste período houve o registro de três novos casos de chikungunya, somando 172 confirmações e 1.812 notificações da doença no Estado. Não há casos confirmados de zika vírus, mas o boletim registra 139 notificações no Paraná.
segunda-feira, 24 de junho de 2024
ACIDENTE MATA MOTOCICLISTA EM ARAPONGAS APÓS TENTAR FUGIR DA POLÍCIA
Um acidente de moto causou a morte de um homem, na madrugada deste sábado (22), em Arapongas, no norte do Paraná. Segundo informações, a vítima caiu de moto ao fugir da Polícia Militar (PM) e o corpo foi encontrado pelas equipes, no entroncamento da Rua Iratauá com a Rua Beija-Flor Branco.
Conforme informações da PM, uma equipe que patrulhava aquela região, ouviu barulho de uma motocicleta cortando o giro e decidiu averiguar a situação. Ao notar a presença dos policiais, o motociclista teria fugido do local em alta velocidade.
Na sequência, ele bateu contra uma árvore e um muro, sendo encontrado desacordado pela equipe policial. A PM acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros, mas a vítima não resistiu e morreu.
O corpo do motociclista foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Apucarana e, segundo informações da PM, ele não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
sábado, 22 de junho de 2024
HOMEM MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA MILITAR EM CAMBÉ NA TARDE DESTA SEXTA FEIRA
Um homem morreu em confronto com policiais do Choque no Jardim Campos Verdes, em Cambé, no final da tarde desta sexta-feira (21). De acordo com o Capitão Emerson Castro do 5ºBPM (Batalhão da Polícia Militar), policiais militares receberam uma denúncia de um homem que tinha um mandado de prisão pelo crime de roubo e que também estaria traficando no local.
Durante o patrulhamento, Castro afirma que o suspeito desobedeceu a ordem de permanecer parado e saiu correndo para dentro da residência. "Os PMs disseram que foram atrás do homem, que entrou em um dos cômodos, pegou uma arma de fogo e apontou na direção dos policiais. Diante da iminente ameaça à integridade física dos policiais militares, eles disseram que efetuaram disparos para neutralizar a ameaça." O suspeito foi atingido e caiu no chão. Equipes do Siate e do Samu estiveram no local para prestar socorro, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda na residência.
A equipe do Canil foi acionada para verificar se as drogas estavam dentro da casa. Segundo a PM, certa quantia em dinheiro foi encontrada e uma arma de fogo foi apreendida em posse do suspeito.
O homem tinha duas passagens pelo crime de roubo, uma por tráfico, além do mandado de prisão pelo crime de roubo. De acordo com a Polícia Civil, ele também estava sendo investigado pela participação de um homicídio em Cambé.
Até as 18h03, as equipes aguardavam a chegada do Instituto de Criminalística, IML (Instituto Médico Legal) e o delegado da Polícia Civil. (Com informações do 5ºBPM)
VIATURA DA POLÍCIA MILITAR DE ROLÂNDIA É INCENDIADA NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE
Uma viatura policial foi incendiada na rua Tiradentes, área central de Rolândia, na manhã desta sexta-feira (21). Imagens de câmeras de segurança de um estabelecimento comercial mostram o início do incêndio na parte traseira do veículo. Funcionários de um centro automotivo próximo agiram com extintores para conter as chamas, evitando a destruição completa do carro.
O incidente ocorreu após as onze da manhã, deixando o proprietário do estabelecimento intrigado quanto aos motivos do ato criminoso. O Comando do 15° BPM, responsável pela viatura, possui vídeos com imagens do suspeito e está trabalhando na identificação.
A Polícia Militar investiga a motivação por trás do ataque à viatura. O veículo parcialmente danificado foi removido por um guincho e será avaliado para determinar os danos causados. Denúncias sobre o possível autor do crime podem ser feitas por meio do telefone 190.
sexta-feira, 21 de junho de 2024
ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA SUPEITA DE VENDER R$ 11 MILHÕES EM FLSO MEDICAMENTOS
Uma organização criminosa suspeita de vender aproximadamente R$ 11 milhões em falsos medicamentos de imunoglobulina para órgãos públicos do Paraná foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (20).
Entre os órgãos que compraram os falsos medicamentos está a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que disse ter sido vítima de um golpe.
De acordo com a PF, foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, além de sequestro de bens. No Paraná, os alvos são de Curitiba e Francisco Beltrão, no sudoeste. Houve alvos, também, em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.
Conforme a Polícia Federal, a investigação começou a partir de informações da Polícia Civil do Paraná (PC-PR), que apontaram a suspeita do crime por parte de uma fornecedora que venceu de uma licitação do Hospital Geral de Curitiba, do Exército Brasileiro. A contratação foi feita em 2022, segundo a PF.
A partir deste caso, as investigações descobriram que, além do Hospital Geral, o grupo criminoso conseguiu vender os falsos medicamentos para outros órgãos públicos do estado.
O nome da empresa investigada não foi divulgado.
Em nota, o Comando da 5ª Região Militar, responsável pelo hospital, disse que prestou apoio às investigações e paralelamente adotou as medidas administrativas previstas.
"Por fim, o Comando da 5ª Região Militar esclarece que não se posiciona sobre operações em curso no âmbito dos Órgãos de Segurança Pública", diz o texto.
Até a última atualização desta reportagem, a PF não tinha divulgado um balanço da operação desta quinta.
Conforme a Polícia Federal, a investigação começou a partir de informações da Polícia Civil do Paraná (PC-PR), que apontaram a suspeita do crime por parte de uma fornecedora que venceu de uma licitação do Hospital Geral de Curitiba, do Exército Brasileiro. A contratação foi feita em 2022, segundo a PF.
A partir deste caso, as investigações descobriram que, além do Hospital Geral, o grupo criminoso conseguiu vender os falsos medicamentos para outros órgãos públicos do estado.
O nome da empresa investigada não foi divulgado.
Em nota, o Comando da 5ª Região Militar, responsável pelo hospital, disse que prestou apoio às investigações e paralelamente adotou as medidas administrativas previstas.
"Por fim, o Comando da 5ª Região Militar esclarece que não se posiciona sobre operações em curso no âmbito dos Órgãos de Segurança Pública", diz o texto.
Até a última atualização desta reportagem, a PF não tinha divulgado um balanço da operação desta quinta.
"Frente a situação, a Sesa determinou a abertura de um Processo Administrativo Interno; um Processo de Apuração de Responsabilidade frente a empresa fornecedora, a formação de uma comissão interna para modernização administrativa no Centro de Medicamentos do Paraná e a busca ativa e apreensão desses medicamentos em todo estado."
HOMEM DE 82 ANOS É ATROPELADO NA PR 445
Um idoso de 82 anos morreu após ser atropelado na PR-445, na tarde desta quinta-feira (20). De acordo com informações de testemunhas, uma médica e uma auxiliar de enfermagem que passavam pelo local tentavam evitar a morte do idoso, com massagens cardíacas, até a chegada do Corpo de Bombeiros.
Ainda de acordo com testemunhas, o atropelamento aconteceu a cerca de 200 metros do pontilhão da Avenida Dez de Dezembro, quando o idoso tentava cruzar a pista da PR-445 correndo. José Lauriano de Oliveira morreu devido às múltiplas fraturas pelo corpo.
José era morador do Jardim Tarobá, que fica do outro lado da pista em que ele foi atropelado. O Corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico-Legal).
quinta-feira, 20 de junho de 2024
HOMEM DE 86 ANOS É ATACADO PELO PRÓPRIO CACHORRO EM CASCAVEL
Um idoso de 86 anos ficou em estado grave após ser atacado, na tarde desta quarta-feira (19), pelo próprio cachorro da raça pitbull, em Cascavel, no oeste do Paraná, segundo o Corpo de Bombeiros. O neto do idoso, de 20 anos, também ficou ferido, mas com menor gravidade, informou a corporação.
De acordo com a Guarda Municipal, uma equipe da patrulha ambiental esteve no endereço no conjunto Santa Funda e conversou com os vizinhos que informaram que, ao perceberem o ataque, seguraram o animal e conseguiram colocar uma corda no pescoço dele, o enforcando. O animal morreu.
O idoso foi levado em estado grave ao Hospital Universitário de Cascavel. O neto teve ferimentos em um dos pés e também foi levado a uma unidade de saúde.
Um veterinário do setor do bem-estar animal da Secretaria do Meio Ambiente da cidade esteve no local e não constatou agressões contra o cachorro nem maus tratos, apenas a marca no pescoço que causou a asfixia pela corda, segundo a Guarda Municipal.
O corpo cachorro foi recolhido pela Secretaria do Meio Ambiente da cidade para autópsia.
POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL APREENDE SAQUEADORES DE CARGA DE ARROZ NA BR 369
Na tarde desta quarta-feira (19), após acionamento do Centro de Comando e Controle da PRF, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal deslocou até a BR 369, em Andirá, para atendimento de uma denúncia de saque de carga de arroz de um caminhão que havia tombado no local.
No local a equipe policial encontrou diversas pessoas realizando saque de parte de uma carga de arroz a granel, de um caminhão que vinha de Santa Terezinha do Itaipu-PR para Osasco-SP.
A equipe PRF logrou êxito na abordagem de uma camionete Hilux com 4 ocupantes que estavam saqueando parte da carga de arroz.
Diante dos fatos, os quatro foram presos em flagrante e encaminhados para a Delegacia de Andirá para os procedimentos cabíveis.
quarta-feira, 19 de junho de 2024
OPERAÇAO CONJUNTA POLÍCIA FEDERAL E MILITAR APREENDEM HELICÓPTERO COM MAIS 400 QUILOS DE COCAÍNA
Uma operação conjunta da Polícia Federal e Militar resultou na interceptação de um helicóptero carregado com cerca de 400 quilos de pasta base de cocaína, na tarde desta terça-feira (18). A aeronave, que partiu do Paraguai, foi perseguida por aeronaves das forças de segurança, conforme registrado em vídeos feitos por moradores de Jaguapitã, município com cerca de 14 mil habitantes, localizado a aproximadamente 60 quilômetros de Londrina, no norte do Paraná.
A perseguição terminou quando o piloto foi obrigado a realizar um pouso forçado em uma área aberta de uma chácara dentro do perímetro urbano de Jaguapitã. O pouso repentino e a intensa movimentação policial assustaram os residentes locais, que acompanharam a ação de suas casas e registraram os eventos em vídeo.
Em uma das imagens divulgadas, é possível ver um homem sendo imobilizado no chão por policiais militares, indicando a prisão de um dos envolvidos na operação. A ação rápida e coordenada das forças de segurança visou evitar a dispersão dos suspeitos e garantir a apreensão da droga, marcando um episódio significativo no combate ao tráfico de entorpecentes na região.
TRÊS HOMENS FURTARAM UM CARRO EM CAMBÉ E TENTARAM GUGIR PELA PR 445
Três homens furtaram um carro em uma residência no Jardim Ana Rosa, em Cambé, na tarde desta terça-feira (18). Após tentativa de abordagem por parte da Polícia Militar, que fazia patrulhamento, o homem que dirigia o veículo tentou fugir na PR-445, sentido Sertanópolis, onde ocorreu uma troca de tiros.
Depois de fugir por vários minutos, às margens da PR-445, ocorreu a troca de tiros, fazendo com que o motorista perdesse o controle do veículo e bateu em um outdoor. Na sequência, o suspeito fugiu em meio ao milharal, não sendo encontrado em meio à plantação.
terça-feira, 18 de junho de 2024
POLÍCIA MILITAR APREENDE CAMINHÃO CARREGADO DE ELETRÔNICOS NA BR 369
Na noite de domingo (14), por volta das 23h, a equipe Rotam da 11ª Companhia Independente de Cambé realizou a apreensão de um caminhão carregado de eletrônicos, após receber uma denúncia anônima. A operação ocorreu na rua Ronald Tkotz, uma via marginal da rodovia BR-369, no bairro Jardim Santa Isabel.
Segundo informações da Polícia Militar (PM), a equipe foi alertada psobre um caminhão vermelho, que estava sendo transportado por um guincho prata, vindo pela BR-369 e possivelmente carregando mercadorias ilícitas. Diante da denúncia, os policiais se posicionaram estrategicamente para interceptar os veículos.
Quando o caminhão e o guincho foram avistados, os policiais deram ordem de parada, prontamente atendida pelo motorista do guincho. Durante a revista, foram encontrados diversos eletrônicos, incluindo iPads e telefones celulares, escondidos entre colchões no interior do caminhão.
O motorista do guincho relatou que foi contratado para socorrer o caminhão em Maringá, onde ele teria quebrado, e que deixou o motorista do caminhão em um posto de gasolina em Rolândia. Após a descoberta, o caminhão e as mercadorias foram apreendidos e entregues à Receita Federal.
No total, foram apreendidos aproximadamente 200 iPads e 3.120 celulares, a maioria da marca Xiaomi, com valor estimado em 3,5 milhões de reais. Além dos eletrônicos, o caminhão utilizado no transporte também foi apreendido.
MOTORISTA ENVOLVIDO EM ACIDENTE NA AV 10 DE DEZEMBRO EM LONDRINA PRESTA DEPOIMENTO
O motorista do veículo Toyota/Corolla, Kevin Noburo Yamamoto, envolvido no acidente fatal ocorrido na madrugada deste domingo (16), na Avenida Dez de Dezembro, prestou depoimento, ao lado de seu advogado. De acordo com o homem, não havia sido possível fazer nada e só teria visto a moto quando ocorreu a colisão.
A motocicleta era conduzida por Magno Robson Alves, de 43 anos, que não resistiu e morreu no local.
Ainda de acordo com o motorista, o sinal estava verde enquanto trafegava pela Avenida Dez de Dezembro. A Polícia Civil ficou responsável pelas investigações e tenta buscar imagens de empresas ou do radar antes do semáforo e também da câmera de monitoramento da Guarda Municipal, no sentido de confirmar sua versão.
O advogado de Kevin, Mauro Martins, informou que testemunhas afirmaram que o piloto da moto teria cruzado no sinal vermelho e provocado o acidente. Após o ocorrido, o motorista do Corolla se recusou a fazer o teste do bafômetro.
Quando questionado sobre o porquê de Yamamoto não passar pelo teste do etilômetro, Martins informou que seu cliente não havia ingerido bebidas alcoólicas.
Kevin será investigado pelo crime de homicídio doloso e, se condenado, pode pegar de cinco a oito anos de prisão.
segunda-feira, 17 de junho de 2024
INCÊNDIO ATINGE CARRO NA GARAGEM DE UM PRÉDIO EM LONDRINA
Um carro pegou fogo na garagem de um prédio na Rua Belo Horizonte, Centro de Londrina, nesta sexta-feira (14). A fumaça escura que saía do subsolo do edifício assustou a vizinhança e quem passava pelo local. O Corpo de Bombeiros foi até o endereço e conseguiu controlar as chamas.
Duas pessoas foram socorridas após inalarem a fumaça. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista de 80 anos e o porteiro do prédio, que quebrou o vidro do carro para retirar o idoso, que teve queimaduras. O condutor do veículo disse que houve uma explosão após dar partida. Os dois homens foram encaminhados ao Hospital Evangélico.
BEBÊ DE UM ANO MORRE ATROPELADO EM APUCARANA
Um bebê de 1 ano e seis meses foi atropelado por uma motocicleta na tarde deste domingo (16) no Residencial Fariz Gebrim, em Apucarana (PR). De acordo com informações apuradas pelo TNOnline, moradores do bairro levaram a criança para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, na sequência, ela precisou ser transferida para o Hospital da Providência, onde acabou indo a óbito.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi quem encaminhou o bebê para o hospital e, conforme os socorristas, um dos médicos ficou na unidade para ajudar no atendimento. O quadro de saúde do menino era considerado grave. Ainda não há detalhes sobre como o atropelamento aconteceu.
Um jovem de 22 anos seria o suposto responsável pelo atropelamento do bebê. Apurações iniciais indicam que ele teria tentado fugir do local, mas foi localizado pela população e espancado. A Polícia Militar (PM) de Apucarana foi acionada até o Fariz Gebrim e chamou o Samu até o endereço. No local, o motociclista foi atendido consciente, mas com bastante ferimentos. Ele foi levado para o Providência sob escolta policial.
sábado, 15 de junho de 2024
ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO DIXA DUAS PESSOAS FERIDAS GRAVEMENTE
Um acidente entre carro e moto no centro de Londrina deixou duas pessoas gravemente feridas na tarde desta sexta-feira (14). O casal que ficou à beira da calçada foram os primeiros socorridos. A maior preocupação por parte dos socorristas é a mulher que estava na garupa da moto, que sofreu fratura exposta no fêmur e suspeita de traumatismo craniano.
O piloto da moto tinha suspeita de traumatismo craniano e foi encaminhada ao hospital junto da companheira. O motorista do Ford/Ka nada sofreu e ficou durante todo o apoio e atendimento às vítimas, até a chegada da Polícia Militar. O homem passou pelo teste do etilômetro, mas não foi constatada embriag
quinta-feira, 13 de junho de 2024
POLÍCIA APREENDE 14 ARMAS DE FOGO CINCO PESSOAS PRESAS
A Polícia Civil apreendeu 14 armas de fogo e prendeu cinco pessoasem operação deflagrada nesta quarta-feira (12) em Londrina. A ação, nomeada 'Nêmesis', investiga o desvio de armas de fogo e contou com o cumprimento de mandados no Paraná e Santa Catarina.
Além de Londrina, as equipes também se dividiram em Alvorada e Sarandi. Os alvos seriam CACs (pessoas com autorização para uso de armas como colecionador, atirador e caçador), que comprariam as armas e revendiam para indivíduos em Londrina.
Ao todo, 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, além de dois de prisão preventiva. Três pessoas foram presas em flagrante.
CARRO FURTADO É LOCALIZADO DESMANCHADO
Um carro furtado foi encontrado parcialmente desmanchado próximo a um fundo de vale, no Jardim Pacaembu, zona norte de Londrina.
Um carro furtado foi encontrado parcialmente desmanchado próximo a um fundo de vale, no Jardim Pacaembu, zona norte de Londrina.
O carro foi guinchado até a Central de Flagrantes da Polícia Civil.
terça-feira, 11 de junho de 2024
S 10 DE MANDAGUARI SE ENVOLVE EM ACIDENTE NA PR 444
Uma caminhonete S10, com placas de Mandaguaçu (PR), ficou de “ponta-cabeça” após se envolver em um acidente com uma carreta na noite desta segunda-feira (10). A colisão traseira aconteceu por volta das 18h30 na PR-444, em Arapongas.
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a batida entre os veículos foi registrada na altura do quilômetro 2, quando o condutor da caminhonete, um jovem de 24 anos, bateu na traseira da carreta que estava parada na pista por conta de problemas mecânicos.
O motorista teve ferimentos e precisou ser encaminhado para o Hospital Norte do Paraná (Honpar). O estado de saúde dele não foi informado pela PRE. O caminhoneiro de 55 anos, que seria morador de Londrina, não ficou ferido e foi submetido ao teste do etilômetro, que não apontou consumo de bebidas alcoólicas.
sábado, 8 de junho de 2024
GOVERNO DO PARANÁ TORNA SIGILOSOS DOCUMENTOS DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO POR CINCO ANOS
A Secretaria Estadual da Educação do Paraná (Seed) colocou em sigilo por cinco anos diversos documentos da pasta. Entre eles estão contratos, relatórios de planejamento e organização de eventos.
A resolução que determina o sigilo é da última terça-feira (4) e foi assinada pelo diretor-geral da secretaria, João Luiz Giona Jr.
O anexo da resolução indica quais documentos passaram a ter o acesso restrito:
Procedimentos administrativos e judiciais de qualquer natureza;
Contratos e convênios em vigor;
Acordos de Cooperação Técnica em vigor;
Atividades de controle;
Séries históricas de informações pedagógicas;
Informações sobre o planejamento, organização, execução de eventos;
Manifestações sobre denúncias advindas dos órgãos de controle;
Documentos em processo de tramitação interna;
Minutas de documentos;
Anteprojetos de Lei;
Pareceres Técnicos/Pedagógicos;
Relatórios de gestão e/ou de qualquer natureza;
Planos de Trabalho;
Planos de Ação;
Ofícios, memorandos e informações recebidos de Órgãos Externos à Secretaria de Estado da Educação.
A ação foi feita no mesmo dia da sanção do projeto de lei que permite a transferência da administração de 204 colégios estaduais a empresas. A proposta gerou uma série de manifestações, como a invasão da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e uma greve de trabalhadores da educação estadual.
Em meio às discussões da terceirização no Legislativo, a Secretaria de Educação usou dados internos para enviar para o celular de pais e responsáveis por alunos das escolas públicas do estado um vídeo contrário a greve dos professores.
O responsável pelo envio foi um funcionário contratado por meio de um convênio da Seed com outras duas instituições. A divulgação do material foi questionada por supostamente desrespeitar a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Justificativa para sigilo
Os documentos foram colocados pelo período de cinco anos no grau de sigilo "reservado".
A justificativa da secretaria para a decisão é que o acesso irrestrito a estes materiais pode "prejudicar ou causar risco a projetos de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico, assim como sistemas, bens, instalações ou áreas de interesse estratégico".
O diretor-geral da secretaria, João Luiz Giona Jr, afirma que o sigilo diz respeito a informações que estão nos documentos preparatórios de atos administrativos definitivos.
"Antes de um processo resultar em um ato administrativo definitivo, em que eu tenho um contrato, uma decisão, uma informação, um edital, vários documentos preparatórios são gerados. É desses documentos que nós estamos falando. Esses documentos preparatórios estão sujeitos a alteração, a revisão, a reserva... O sigilo a essas informações está ligado a esses aspectos", defende.
Além disso, o diretor-geral da secretaria afirma que a pasta protegeu os documentos seguindo uma determinação legal.
Segundo ele, todos os anos, as secretarias devem informar documentos que precisam ficar sob sigilo.
Lei regulamenta sigilos a documentos de administração pública
O sigilo imposto a documentos de administração pública é regulamentado pela Lei de Acesso à Informação (LAI), de 2012.
Ela determina que eles podem ser classificados como reservados, secretos ou ultrassecretos, dependendo da relevância da informação que carregam.
O objetivo é proteger dados que são considerados imprescindíveis à segurança da sociedade ou do Estado, ou então que podem colocar em risco a soberania nacional.
sexta-feira, 7 de junho de 2024
MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA MULHER QUE JOGOU SODA EM OUTRA MULHER EM JACAREZINHO
Em Jacarezinho, no Norte Pioneiro do estado, o Ministério Público do Paraná ofereceu nesta quinta-feira, 6 de junho, denúncia por tentativa de homicídio contra uma mulher de 23 anos que arremessou soda cáustica contra a ex-namorada de seu companheiro. O crime aconteceu em plena via pública, no dia 22 de maio último.
A denúncia, apresentada por meio da 1a Promotoria de Justiça da comarca, aponta as qualificadoras de uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, motivo fútil (ciúmes), emprego de meio cruel e feminicídio (crime praticado conta mulher por razões da condição do sexo feminino).
Além da condenação por homicídio tentado qualificado, o MPPR requer que seja fixada quantia para reparação dos danos materiais, morais e estéticos sofridos pela vítima. A denunciada está atualmente presa preventivamente na Cadeia Pública de Santo Antônio da Plat
quinta-feira, 6 de junho de 2024
COMO EMPRESAS PODERAO ADMINSTRAR COLÉGIOS NO PARANÁ
O projeto de lei que prevê a transferência da gestão administrativa de 204 colégios públicos do Paraná para a iniciativa privada foi aprovado nesta terça-feira (4) com 16 artigos e sancionado pelo governador Ratinho Junior (PSD).
A tramitação da proposta foi em regime de urgência, com menos tempo para debate, e durou oito dias.
Por conta da manifestação de professores contrários ao projeto, as sessões plenárias para votação dos deputados na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) foram híbridas, realizadas presencialmente por deputados contrários e de maneira remota pelos favoráveis.
Nomeado de "Parceiro da Escola", o projeto define brevemente como será o funcionamento da gestão de colégios pelas empresas e garante autonomia da parte pedagógica ao Estado. Porém, há muitas lacunas sobre como deverá ocorrer a aplicação do modelo.
1. Quais são os argumentos apresentados no projeto?
Com a mudança na administração desses colégios, o governo espera que "diretores e gestores concentrem esforços na melhoria da qualidade educacional". O projeto lista ainda outros objetivos:
garantir a gestão técnica e qualificada nas unidades educacionais;
manter o acesso público e gratuito aos serviços educacionais prestados pelo Estado;
buscar o aumento da qualidade da educação pública estadual, por meio do estabelecimento de metas pedagógicas e modernização das estruturas administrativas e patrimoniais;
garantir os direitos dos servidores públicos do quadro efetivo da Secretaria de Estado da Educação em atuação nas referidas unidades educacionais.
Segundo o secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, a contribuição da empresa contratada na melhora dos indicadores pedagógicos estará na atuação junto a instituição de ensino.
Miranda explica que a empresa poderá substituir rapidamente um professor de licença, apoio aos professores, viabilização de eventos, como feiras de conhecimento, por exemplo.
Além disso, o secretário pontua campanhas junto a comunidade para melhorar a frequência escolar dos estudantes e contratação de professores para reforço escolar no período de contraturno.
2. Por que a proposição foi protocolada para ser apreciada em regime de urgência?
A proposta tramitou em regime de urgência, ou seja, de forma acelerada, com prazos reduzidos para avaliação das comissões específicas e para votação em plenário, e foi aprovada com 38 votos favoráveis e 13 contráriCOJos
No mesmo dia, o texto foi sancionado pelo governador Ratinho Junior (PSD). Segundo o governador, o regime de urgência foi necessário porque o governo tem prazos a cumprir antes implantar o modelo em 2025.
3. Como foram selecionados os 204 colégios que podem sofrer mudança na gestão?
O projeto prevê mudança na gestão administrativa de 204 colégios, pouco mais de 10% da rede estadual de ensino. Essas instituições foram selecionadas com base em indicadores educacionais, entre eles o aumento da evasão escolar.
Mesmo com sanção da lei, a mudança na gestão só deve acontecer após consulta pública com professores e pais de alunos, prevista para acontecer no dia 20 de outubro.
GOVERNO DO PARANÁ PEDE PRISÃO DA PRESIDENTE DO SINDICATO DOS PROFESSORES
O Governo do Paraná solicitou, nesta quarta-feira (5), a prisão da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), Walkiria Olegário Mazeto.
A justificativa é o descumprimento da decisão judicial que determina o fim da greve dos professores da rede estadual, iniciada na segunda-feira (3) devido ao projeto de lei que visa terceirizar a administração de colégios públicos do Paraná.
O documento, assinado pela procuradora do estado Mariana Carvalho Waihrich, foi enviado ao desembargador Marcelo Wallbach Silva, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), e também faz outros dois pedidos, relacionados à aplicação de multa de R$ 10 mil por dia em Walkiria e de R$ 100 mil por dia ao sindicato.
O texto da Procuradoria Geral do Estado (PGE) destaca que, em liminar proferida no dia 1º de junho, a desembargadora Dilmari Helena Kessler determinou a suspensão da greve prevista para iniciar no dia 3, mas a ordem foi descumprida.
A APP-Sindicato disse que recorreu da decisão, respondendo aos questionamentos da Justiça.
Na petição desta quarta (5), a PGE solicita "a imediata prisão da sra. Walkiria Olegário Mezeto, atual presidente da APP-Sindicato, pelo crime de desobediência, previsto no art. 330 do Código Penal".
O texto afirma que a presidente manteve "todos os atos paredistas, incitando cidadãos verbalmente e através das redes sociais à adesão à greve, e, ainda, com isto, gerando danos ao patrimônio público que serão objeto de pedido de ressarcimento oportunamente".
Em nota, o APP-Sindicato disse estar "tomando todas as medidas políticas e jurídicas necessárias para o cancelamento imediato desta proposição que não possui qualquer fundamento legal".
"Ressaltamos que todos procedimentos adotados pela APP-Sindicato tem zelado pelo cumprimento das normas, para assegurar a legalidade da greve", complementa o sindicato.
Outros pedidos do EstadoA greve dos professores começou na segunda-feira (3), dia da primeira votação do projeto de lei (PL) que visa terceirizar a gestão de 204 colégios estaduais do Paraná.
No mesmo dia, manifestantes contrários ao projeto se mobilizaram em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), que foi invadida. Bombas de gás lacrimogêneo foram lançadas e a confusão deixou pelo menos três pessoas feridas, segundo a assessoria Alep.
No dia seguinte, o PL foi aprovado em segunda discussão e a lei foi sancionada pelo governador Ratinho Junior. Veja como cada deputado votou.
Nesta quarta-feira (5), segundo a APP-Sindicato, 70% dos professores do estado mantêm adesão à greve. A Seed-PR alega que 95% dos professores estão trabalhando.
Na mesma petição, o Governo do Estado também fez outros dois pedidos ao Tribunal de Justiça.
Um deles é a aplicação de multa diária de R$ 10 mil à presidente do APP-Sindicato, "em razão da disseminação de notícias falsas, da incitação ao movimento paredista de professores, pais e alunos".
Outro é o aumento da multa diária voltada ao APP-Sindicato pelo descumprimento da determinação de fim da greve.
No dia 1º de junho, a entidade foi determinada a pagar R$ 10 mil por dia de greve. Agora, a PGE pede que o valor seja aumentado para R$ 100 mil, alegando que a multa arbitrada anteriormente não foi “suficiente” para impedir o sindicato de manter a greve.
quarta-feira, 5 de junho de 2024
DEPUTADOS APROVAM PROJETO DE LEI QUE PRIVATIZA A GESTÃO DE 204 ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ
Os deputados estaduais do Paraná aprovaram hoje a redação final do projeto de lei que privatiza a gestão de 204 escolas públicas do estado, sob protesto de manifestantes, que invadiram a Assembleia. Proposta passou com 38 votos a 13, em três sessões que aconteceram em menos de duas horas. O próximo passo é a sanção do governador Ratinho Jr. (PSD), autor do projeto.
A proposta chegou ao parlamento na semana passada em regime de urgência. As três sessões (uma ordinária, uma extraordinária e outra ordinária antecipada de quarta-feira) ocorreram de forma hibrida, com alguns parlamentares em plenário e a maioria de forma online. A decisão foi tomada pela Mesa Executiva em conjunto com os deputados após a invasão da Assembleia na segunda-feira (3). Pouco antes da sessão, quando as tribunas já estavam ocupadas por populares, centenas de manifestantes contrários ao projeto romperam o portão de acesso de carros e tomaram o prédio do Plenário.
O projeto de lei recebeu 13 emendas. Em votação na CCJ, nove foram rejeitadas e quatro foram acatadas na forma da subemenda substitutiva geral
Entre as emendas aprovadas estão as que reiteram que as entidades privadas contratadas devem se concentrar apenas na gestão administrativa, evitando qualquer interferência nas decisões pedagógicas que são de responsabilidade exclusiva dos gestores escolares, bem como a necessidade de consulta pública.
As principais alterações propostas pela subemenda substitutiva geral em relação ao projeto original trazem, por exemplo, o nome de 204 escolas escolhidas para fazer parte da proposta. Além disso, o novo texto possibilita ao professor efetivo a troca de escola por meio da oferta de vaga em concurso de remoção; também garante aos professores contratados pelo modelo os mesmos salário e hora-atividade dos Professores Contratados por Regime Especial (PSS) e determina que o processo de contratação seguirá a legislação vigente no Brasil e no Paraná.
O novo texto diz ainda que a empresa contratada possua cinco anos de experiência, capacidade técnica e competência para participar do Programa. Também estipula que o gestor seja avaliado a cada ciclo contratual, considerando como parâmetros a evolução da frequência, a evolução da aprendizagem, a manutenção e conservação das instalações e satisfação da comunidade escolar. A emenda também determina que a Secretaria de Estado da Educação (SEED) manterá a autonomia absoluta sobre o projeto pedagógico.
De acordo com a justificativa, o substitutivo pretende aclarar os objetivos do legislador, no sentido de deixar explícito no texto que não haverá a privatização do ensino público escolar, que continuará sendo universal e gratuito para todos, e que o Poder Público, através da Secretaria de Educação, Núcleos Regionais de Educação e dos Diretores Escolares, manterão autonomia absoluta sobre o projeto pedagógico, cabendo ao Parceiro da Escola tão somente a responsabilidade pela parte administrativa e financeira, como a infraestrutura dos prédios, a contratação de professores não efetivos e de pessoal de limpeza.
de
O texto do substitutivo reitera que “nenhum profissional concursado será exonerado ou demitido, garantindo aos mesmos a permanência em suas respectivas unidades de lotação, assegurada a opção de remoção mediante oferta de vagas em concurso de remoção, de acordo com as normas da SEED. Os professores efetivos permanecerão sob a gestão do diretor da rede e deverão atender critérios e metas estabelecidos pelo parceiro contratado em conjunto com o diretor da rede”.
terça-feira, 4 de junho de 2024
DEPUTADOS DO PARANA APROVAM PROJETO DO GOVERNO DE TERCERIZAÇÃO DE 200, ESCOLAS ESTADUAIS
Mesmo diante das manifestações que tomaram o prédio da Assembleia Legislativa (Alep), os deputados estaduais decidiram aprovar o projeto do Governo do Estado que possibilita a terceirização de 200 escolas no Paraná. Foram 39 votos favoráveis e 12 contrários. A sessão começou no fim da tarde desta segunda-feira (3) e seguiu durante a noite com as galerias da Casa Legislativa lotadas.
De acordo com o Governo do Estado, o programa visa otimizar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas mediante parceria com empresas de gestão educacional.
O texto tramitou em regime de urgência e permite que empresas sejam responsáveis pelo gerenciamento administrativo das escolas, além de gerir terceirizados responsáveis por áreas como limpeza e segurança. "A APP-Sindicato entende que o projeto retira recursos da educação e prejudica a tomada de decisão nas escolas. Ninguém viu esse projeto antes de chegar à Assembleia. Ele chega aqui da forma mais genérica possível, deixando todo o poder aos nossos governantes sobre o futuro da escola pública. A gente pedia que o projeto fosse retirado de pauta e a revolta culminou na entrada dos manifestantes, a gente lamenta que tenha chegado a esse ponto", disse Walkiria Mazeto, presidente da APP-Sindicato.
Veja abaixo como foi a votação entre os deputados:
Adão Litro – Sim
Alexandre Amaro – Sim
Alexandre Cury – Sim
Alisson Wandscheer – Sim
Ana Júlia (PT) – Não
Anibelli Neto (MDB) – Sim
Arilson Maroldi Chiorado (PT) – Não
Artagão Júnior (PSD) – Sim
Batatinha (MDB) – Sim
Pedro Paulo Bazana (PSD) – Sim
Cantora Mara Lima (REP) – Sim
Cloara Pinheiro (PSD) – Sim
Cobra Repórter (PSD) – Sim
Cristina Silvestri (PSDB) – Não
Delegado Jacovós (PL) – Sim
Denian Couto (PODE) – Sim
Do Carmo (UNIÂO) – Sim
Douglas Fabrício (CDN) – Sim
Doutor Antenor (PT) – Não
Evandro Araújo (PSD) – Não
Fábio Oliveira (PODE) – Sim
Flávia Francischini (UNIÃO) – Sim
Gilberto Ribeiro (PL) – Ausente
Gilson de Souza (PL) – Sim
Goura (PDT) – Não
Gugu Bueno (PSD) – Sim
Hussein Bakri (PSD) – Sim
Luciana Rafagnin (PT) – Não
Luis Corti (PSB) – Sim
Luiz Claudio Romanelli (PSD) – Sim
Luiz Fernando Guerra (UNIÃO) – Sim
Mabel Canto (PSDB) – Não
Marcel Henrique Micheletto (PL) – Sim
Márcia Huçulak (PSD) – Sim
Márcio Pacheco (PP) – Sim
Maria Victoria (PP) – Sim
Marli Paulino (SD) – Sim
Matheus Vermelho (PP) – Sim
Moacyr Fadel (PSD) – Sim
Nelson Justus (UNIÃO) – Sim
Ney Leprevost (UNIÃO) – Não
Paulo Gomes (PP) – Sim
Professor Lemos (PT) – Não
Marcelo Rangel (PSD) – Sim
Renato Freitas (PT) – Não
Requião Filho (PT) – Não
Ricardo Arruda (PL) – Sim
Samuel Dantas (SD) – Sim
Soldado Adriano José (PP) – Sim
Tercilio Turini (MDB) – Não
Thiago Bührer (UNIÃO) – Sim
Tiago Amaral (PSD) – Sim
Delegado Tito Barichello (UNIÃO) – Sim
segunda-feira, 3 de junho de 2024
HOMEM DE 41 ANOS MORRE ATROPELADO EM ORTIGUEIRA
Um homem de 41 anos, que ainda não teve sua identidade divulgada, foi morto ao ser atropelado na rodovia BR-376, no município de Ortigueira (PR), por volta das 3h00, na madrugada deste domingo (02).
O motorista do veículo que o atropelou tem 26 anos e foi preso pela PRF (Polícia Rodoviária Federal). Segundo os agentes, o condutor do veículo foi submetido ao teste do etilômetro e foi constatado que o mesmo estava alcoolizado.
O homem foi preso e encaminhado à delegacia de polícia.
APP SINDICATO AFIRMA EM COMUNICADO QUE A GREVE VAI ACONTECER
Após a decisão do Tribunal de Justiça do Paraná que a greve dos professores da rede estadual de ensino, programada para esta segunda-feira (3), deverá ser suspensa, o APP Sindicato, que representa os docentes, emitiu um comunicado em suas redes sociais, alegando que a manifestação estará mantida, já que a mesma seria realizada de forma legal.
CONFIRA O COMUNICADO DA APP SINDICATO
A APP SINDICATO informa estar acompanhando os movimentos judiciais contra a categoria. Esta é mais uma prática antissindical do governo, que não respondeu nenhuma das nossas tentativas de diálogo. Estamos preparados para agir em todos os processos.
Acompanhamos também a ação judicial alegando a inconstitucionalidade do PL345/24, movida pelos deputados de oposição na ALEP.
Reiteramos a Legalidade da Greve que começa nessa Segunda-feira, dia 03/06, com GRANDE Ato Estadual às 8h na Praça Santos Andrade.
Acompanhe os canais OFICIAIS da APP-Sindicato.
Direção Estadual da APP-Sindicato Curitiba, 2 de junho de 2024
ENTENDA O CASO
O motivo alegado pela APP Sindicato para o movimento grevista é o programa Parceiro da Escola. o programa prevê um modelo de "privatização" das escolas da rede estadual de ensino do Paraná. O projeto de lei que está em análise na Assembleia Legislativa, em teoria, propõe um modelo democrático com consulta de pais, estudantes, professores e diretores antes da efetivação.
Assinar:
Postagens (Atom)