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segunda-feira, 8 de maio de 2023

VEM AÍ MAIS 12 PRAÇAS DE PEDÁGIOS NO PARANÁ AGUARDEM

Os dois primeiros lotes de rodovias do novo modelo de pedágios no Paraná terão, ao todo, 12 praças, três a mais do que as concessões anteriores, que terminaram no final de 2021. Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, os leilões desta etapa inicial estão previstos para 24 de agosto e 16 de setembro, na Bolsa de Valores de São Paulo. A Secretaria de Infraestrutura explicou que as três novas praças de pedágio estão concentradas em municípios do lote 2 nas seguintes cidades: Sengés (PR-151) Jacarezinho (BR-369) Quatiguá (PR-092) O modelo de concessão das estradas divide o estado em seis lotes. Os dois primeiros abrangem as rodovias federais BR-277, BR-376 e BR-373, além das estaduais PR-408, PR-151 e PR-323. De acordo com o Governo do Paraná, as novas concessionárias devem começar a operar no último trimestre deste ano. O tempo de concessão é de 30 anos. No total, serão mais de 3 mil quilômetros de estradas leiloadas no novo modelo de concessão. LOTE1 São Luiz do Purunã (BR-277) Lapa (BR-476) Porto Amazonas (BR-277) Imbituva (BR-373) Irati (BR-277) LOTE2 São José dos Pinhais (BR-277) Carambeí (PR-151) Jaguariaíva (PR-151) Sengés (PR-151) - nova Quatiguá (PR-092) - nova Jacarezinho (BR-153) Jacarezinho (BR-369) - novamapa regiões do Paraná que integram lote 2 da nova concessão do pedágio no Paraná — Foto: Artes/ RPC São José dos Pinhais (BR-277) Carambeí (PR-151) Jaguariaíva (PR-151) Sengés (PR-151) - nova Quatiguá (PR-092) - nova Jacarezinho (BR-153) Jacarezinho (BR-369) - nova Cessão das rodovias estaduais Na quarta-feira (3), o governador Ratinho Junior, o presidente Lula (PT) e o ministro dos Transportes Renan Filho assinaram o repasse de estradas estaduais ao governo federal. O ato ocorreu um ano e seis meses depois do fim do contrato com as antigas concessionárias. De acordo com o governador, o acordo atende a expectativa para as novas concessões: menor tarifa nas praças, leilão das rodovias na Bolsa de Valores e obras. Valor ainda desconhecido O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, afirmou que ainda não é possível estabelecer os preços do pedágio. Ele disse que os editais serão divulgados com descontos entre 20% e 35% em relação aos valores que eram praticados nos contratos anteriores. Conforme o modelo escolhido, vence o leilão a empresa que oferecer o maior desconto em cima desse valor inicial - e que não tem limite. Por isso, o valor vai variar de acordo com o comportamento das participantes na disputa. Obras previstas nos lotes 1 e 2 Novo pedágio no Paraná: veja quais são as principais obras dos lotes 1 e 2 Novo pedágio no Paraná: veja quais são as principais obras dos lotes 1 e 2 Segundo o Governo do Paraná, entre as obras previstas no lote 1 estão: Duplicação da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio; Duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio; Duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa; Duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo; Duplicação do Contorno Norte de Curitiba; Faixas adicionais na BR-277, entre Curitiba e o entroncamento da BR-277 com a BR-376 Faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba. No lote 2, as principais obras previstas são: Faixas adicionais na BR-277 entre Curitiba e Paranaguá; Correção de traçado do km 40 ao km 43 da BR-277; Duplicação da BR-277 entre o viaduto da Avenida Ayrton Senna e a ponte do Rio Emboguaçu; Duplicação da PR-407 entre Paranaguá e Pontal do Paraná; Duplicação da PR-092 entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina; Duplicação da PR-151 e PR-239 entre Piraí do Sul e a divisa com São Paulo; Duplicação da BR-153 entre Santo Antônio da Platina e Ourinhos; Duplicação da BR-369 entre Ourinhos e Cornélio Procópio.

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