.
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023
HOMEM FOGE DA PENITENCIÁRIA EM LONDRINA CONDENADO A 122 ANOS DE PRISÃO...FUGA PODE TER SIDO FACILITADA
A fuga de Nelson Bárbara da unidade dois da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL 2), que completa um ano nesta segunda-feira (13), pode ter sido facilitada por um policial penal. O Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) disse que uma sindicância investiga o caso. Documentos oficiais obtidos com exclusividade pelo g1 revelam bastidores da fuga e mostram que o detento foi retirado da galeria onde estava sem a autorização da direção da penitenciária.
Condenado por homicídios e roubos praticados principalmente na zona rural do município, Bárbara escapou pulando o muro da unidade e seguiu para uma região de mata, de onde nunca mais foi visto. O homem é condenado a uma pena superior a 122 anos, mas, segundo a Vara de Execuções Penais (VEP), cumpriu apenas 15% dela.
Detento foi retirado de área de trabalho da unidade
Um ofício assinado pelo diretor da PEL 2 dois dias após a fuga indica que Bárbara trabalhava na área de artesanato, mas foi retirado do local por um policial penal para servir a alimentação dos outros presos, sem a permissão dos superiores.
No documento, a direção descreve que "não houve o devido acompanhamento por parte do policial penal escalado na galeria na realização do serviço, pois o apenado (Nelson Bárbara) empreendeu fuga através da guarita de sol, que tem seu acesso por um portão do corredor". O mesmo documento cita que não houve arrombamento deste portão no corredor por onde o detento teve acesso a guarita de sol.
"Não foram encontrados sinais de arrombamento no portão, nem que ele tenha sido forçado".
Conforme o diretor, "a responsabilidade do fechamento e abertura do portão são de responsabilidade do agente" que acompanhava Bárbara.
A fuga
Fotos das gravações das câmeras, também incluídas no ofício, flagraram como Nelson Bárbara fugiu. Ele anda pelo telhado, quebra uma telha e cai em uma sala.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário