.

.

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

ATÉ NESTA QUARTA FEIRA 12 CHOVEU MAIS DE 80 MM NA REGIÃO AUMENTANDO O NIVEL DAS ÁGUAS DO RIO TIBAGI

Desde o início do mês até está quarta-feira (12), choveu cerca de 80 milímetros em Londrina. A média para outubro no município é de 153,5 mm, o que deve ser alcançado facilmente nesse período. O reflexo tem sido percebido nos rios, como o Tibagi, que está cheio e com uma vazão que já chega a quase 600 m³ por segundo. A situação é bem diferente de 2021, quando choveu 303 milímetros, quase o dobro da média histórica para o mês. Mesmo assim, o nível ficou tão baixo que em alguns pontos era possível caminhar pelo leito. O problema é que essa água toda caiu em um curto espaço de tempo. Agora as chuvas estão durando mais dias, com isso o solo está encharcado. “O ano passado não teve um intervalo muito grande, choveu tudo no mesmo período. Esse ano a chuva está sendo distribuída, um pouco cada dia. Não está chovendo torrencialmente na nossa região, então a água vai infiltrando aos poucos no solo e não se perde a água superficial, então não ocorre a erosão”, disse a meteorologista Ângela Costa. A previsão para as próximas semanas é de que as chuvas continuem caindo em dias alternados com temperaturas medianas. Para a agricultura que sofreu com a longa estiagem, o solo úmido é bom, mas são necessários dias mais secos para o plantio. “Vamos ter que esperar um pouco para que possa plantar a safra de verão, então também precisamos de uma estiagem para que o agricultor faça a semeadura da cultura”, explicou a meteorologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário