.
sexta-feira, 3 de junho de 2022
MINISTRO DETERMINA RETORNO DO MANDATO DO DEPUTADO ESTADUAL FERNANDO FRANCISCHINI
A decisão liminar do ministro Nunes Marques determinando o retorno do mandato de deputado estadual ao Delegado Fernando Francischini (União) deve beneficiar também outros três ex-parlamentares. O despacho foi assinado nesta quinta-feira (2), em julgamento de recurso no Supremo Tribunal Federal (STF). Com o retorno de Francischini determinado pelo ministro, também devem voltar à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) os ex-deputados Emerson Bacil, Paulo do Carmo e Cassiano Caron, todos eleitos em 2018 pelo PSL, atualmente União Brasil por conta da federalização do partido com o DEM.
No recálculo eleitoral, os três perderam o mandato após a cassação de Francischini, em outubro de 2021, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Francischini era investigado por divulgar fake news sobre as urnas eletrônicas. Na época da saída de Francischini e dos outros três ex-parlamentares, assumiram as cadeiras livres na Alep os ainda deputados Adelino Ribeiro (PSD), Nereu Moura (MDB), Elio Rusch (União) e Pedro Paulo Bazana (PSD).
A Assembleia Legislativa do Paraná disse, nesta quinta (2), que ainda não foi notificada sobre a decisão do STF. Entretanto, à casa caberá apenas cumprir a decisão do Supremo.
Em fevereiro deste ano, o TSE negou um recurso de Francischini e manteve a cassação do mandato. Pelas redes sociais, Francischini comemorou a decisão de Nunes Marques no STF.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário