Diante da pandemia, o Governo do Paraná implantou ensino
remoto para mais de um milhão de alunos da rede pública.
Por um lado, a Secretaria de Educação afirma que o programa
é um sucesso por atingir 99% dos estudantes; por outro, os
professores questionam a qualidade da aprendizagem.
- Ao longo de três meses, o "Aula Paraná" funciona por
“ No nosso entendimento é uma inconstitucionalidade de oferta, já que
não está sendo oferecido igualmente.
Há famílias com três ou quatro filhos
que possuem apenas um celular e não
têm computador. Em muitas cidades,
o canal digital não funciona. Não basta
divulgar os números de acesso se a
aprendizagem não tem qualidade”,
ressaltou o presidente da APP-Sindicato,
Hermes Leão.
Ao analisar dados sobre a presença de estudantes nas- Menina de 10 anos monta barraca e empresta internet
- dos vizinhos para acompanhar aulas online no Paraná
- Para educadores, ensino remoto oferecido no Paraná
- precisa ser adaptado: 'Não se pode tratar todas as escolas
- igualmente'
O secretário estadual de Educação Renato Feder diz que o“O monitoramento é relativamente fácil.
A nossa estratégia é feita em cima do
Google. São postadas dez tarefas de casa
por dia na plataforma. O aluno responde
e envia. O próprio sistema informa se o
estudante acertou as questões ou não e,
com a entrega dos conteúdos, registra a
presença do aluno na aula. Esses dados
são disponibilizados aos professores,
diretores de escolas e núcleos regionais
de ensino”, explicou.
Na segunda-feira (6), de acordo com o governo, foram entreguesO secretário Renato Feder contou que são realizadas de 13 mil“A adoção do Business Intelligence [BI] e a realização dessesA Secretaria de Educação também explicou que dentro GoogleProfessores apontam dificuldades
Professores de diferentes regiões do estado dizem queDe acordo com o sindicato que representa os professores do - encontros virtuais são a essência do sucesso do ensino a distância no Paraná”,
- Classroom, a responsabilidade pelas aulas e pelos exercícios
- ofertados é do professor. Conforme a pasta, se há falhas, o
- professor tem autonomia para mudar o conteúdo ofertado e
- substituir por outro. Há chats de acompanhamento para tirar dúvidas.
- a 14 mil aulas virtuais por dia, contabilizando 75 mil por semana. Os encontros virtuais são programados pelos próprios professores
- com alunos de cada turma.
- 3,5 milhões de lições de casa pelo Classroom. São dez questões
- por dia - duas por disciplina - , elaboradas e publicadas pela secretaria.
- dado é contabilizado por um programa que analisa a entrega
- das lições de casa pelos alunos no Google Classroom.
- destacou Feder.
- Paraná, há relatos de que muitos jovens não têm acesso à
- internet e nem aos canais digitais. Também há informações
- de que muitos estudantes não conseguem realizar as
- atividades impressas porque não sabem o conteúdo.
- centenas de estudantes estão sendo prejudicados e não estão acompanhando as aulas.
- aulas remotas, a Secretaria Estadual de Educação do Paraná
- afirma que, em média, 10.070 estudantes, ou seja, 1% do total,
- não está entregando as atividades propostas, sejam elas
- remotas ou presenciais.
- transmissão via TV aberta, internet, aplicativo para smartphone
- e impressão de atividades que devem ser retiradas na escola.
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