.

.

terça-feira, 19 de setembro de 2017

USP JUSTIFICA ERRO NO SISTEMA TREMOR NÃO ACONTECEU EM SÃO JERÔNIMO DA SERRA

Inicialmente, o Centro da USP detectou que um segundo abalo tinha sido registrado em São Jerônimo da Serra, na região norte do estado. Horas depois, o fenômeno foi descartado pela USP, que justificou um erro no sistema, que estava operando de maneira automática.
“Na verdade, aconteceu um evento, que foi na região de Rio Branco do Sul e Itaperuçu, que são cidades que ficam uma do lado da outra. O sistema localizou inicialmente um tremor, e dois minutos depois ele [o sistema] achou que tinha ocorrido outro porque as ondas desse tremor tem uma certa duração, e o sistema achou que pudesse ter acontecido o segundo”, explicou o professor de geofísica Marcelo Bianchi.
Em uma análise posterior manual, acrescentou Marcelo, foi possível perceber um único abalo sísmico.
Entre as cidades onde os moradores relataram ter sentido o tremor estão Castro, Curitiba e Rio Negrinho.
Apesar dos registros, nenhum atendimento foi registrado entre a noite de domingo (17) e a madrugada desta segunda, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informou que não houve chamados para atender ocorrências, apenas pessoas ligando por curiosidade, para saber o que aconteceu. O agente da Defesa Civil Eduardo Bomfim disse que, até o momento, não há registros de estragos nem de feridos.
O professor de geologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) José Paulo Pinese disse que as primeiras informações dão conta de os tremores ocorreram em virtude de uma nova movimentação da crosta terrestre no local.
Veja a íntegra da nota divulgada pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR)
“Os dados da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) são transmitidos em tempo real para as instituições parceiras. Os próprios são submetidos por processos de filtragem automáticos que definem um epicentro e uma magnitude preliminar para o evento sísmico. A partir da definição preliminar, inicia-se o processo de análise manual do evento sísmico, possibilitando a melhor identificação da chegada das ondas sísmicas e corrigindo a marcação destas.
Após a análise manual dos dados transmitidos pelas estações sismográficas da RSBR, identificou-se apenas um tremor de terra de magnitude 3.5mR, no município de Itaperuçu (PR)”, afirma o pesquisador em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marcos Ferreira, integrante da RSBR”.   G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário