.

.

terça-feira, 22 de agosto de 2017

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NÃO ESCONDE IDADE OU CLASSE SOCIAL

A violência doméstica não escolhe idade, classe social ou cor. De acordo com a assistente social e gerente do CAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher), Lucimar Rodrigues, o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking quando o assunto é a agressão contra a mulher. O Paraná é o terceiro estado. Não por acaso, na semana passada, o tema foi motivo para discussão em três palestras em espaços de recicladores sobre a importância de falar sobre o que acontece e, principalmente, do combate à violência. NOSSODIA acompanhou o trabalho de assistentes sociais e psicólogos junto a vítimas – muitas vezes caladas pelo medo. 

O fim do casamento foi o começo de uma guerra na vida pessoal da assistente administrativa, B.M., 26 anos. "Tivemos dois filhos, o sentimento mudou e decidimos nos separar. Mas nunca imaginei que ele seria capaz de me ameaçar, invadir minha casa e ser um risco até para as crianças. Quando comecei a namorar então, conheci o inferno. Meu ex-marido virou meu maior inimigo e eu já não sabia o que fazer. Infelizmente, precisei pedir socorro, procurei a polícia e hoje vivo com medida protetiva. Ciente de que fui atrás de segurança e que ele ultrapassou os limites, ele se conscientizou de que estava agindo errado, mudou e me sinto segura", narra. O depoimento da assistente administrativa é apenas um de um universo que mobiliza profissionais da segurança, saúde e assistentes sociais que não mede esforços para mudar esse quadro. 

Procurar ajuda é ponto de partida, para a gerente do CAM. "Falar do assunto para a comunidade é um avanço, pois devemos explicar para a mulher que sofre de agressão que há uma vara especializada para atendê-la, há uma casa abrigo, uma delegacia e que a mulher não está só", esclarece. "Discutir o enfrentamento da violência é uma forma de mostrar quais são os direitos previstos, bem como os caminhos que a vítima pode seguir", acrescenta.


Segundo a gerente do CAM, Lucimar Rodrigues, é nos fins de semana, no período da noite, quando estão em suas casas, o momento mais comum em que as mulheres são vítimas de agressão. "As mulheres que nos procuram são as que têm menos condições, de classe baixa e sem meios de abafar o caso." Diante do grande número de casos, um abaixo-assinado com 14.800 assinaturas, entregue ao Secretário de Segurança Pública do Paraná, busca uma Delegacia da Mulher que funcione 24 horas. "Hoje, a Delegacia da Mulher só funciona em horário comercial, fecha para almoço e, de acordo com nossa população, deveríamos ter cinco". Segundo Rodrigues, o documento foi entregue na gestão passada. "Na prática, em caso de agressão e a Delegacia da Mulher estiver fechada, deve procurar uma comum. Lutamos para que pelo menos haja um delegada para um atendimento diferenciado quando a da Mulher estiver fechada".
Walkiria Vieira - NOSSODIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário