.

.

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

PARANÁ TERÁ MAIS 34 MÉDICOS PARA PRÓXIMAS TRÊS ANOS

A governadora em exercício Cida Borghetti recepcionou nesta quinta-feira (24) os 34 profissionais do programa Mais Médicos que atuarão, nos próximos três anos, em 18 municípios paranaenses. Os médicos são cubanos e irão preencher as vagas desocupadas por outros profissionais que já retornaram para Cuba. O programa do governo federal, com apoio de estados e municípios, busca a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Os médicos do programa atuam na atenção primária à saúde, principalmente em lugares onde há escassez de profissionais. "A atenção primária é a porta de entrada dos pacientes.", disse a governadora. "Já pudemos observar, nos últimos anos, o comprometimento dos profissionais do Mais Médicos com a saúde pública. É um conforto saber que os paranaenses estão em boas mãos", afirmou. 

Ponta Grossa, nos Campos Gerais, receberá 14 profissionais. As cidades de Mallet, Ibiporã e Carambeí terão dois médicos cada para atender a população. Já os municípios de Andirá, Borrazópolis, Cafelândia, Cianorte, Cornélio Procópio, Enéas Marques, Jaboti, Laranjeiras do Sul, Paiçandu, Pato Branco, Piraí do Sul, Salto do Itararé, Sengés e Tamboara receberão um médico cada.

O Paraná possui 1.055 vagas para os profissionais do Mais Médicos em 315 municípios. Destas, 141 estão desocupadas e serão preenchidas com os profissionais que chegaram nesta quinta-feira e com outros que estão em processo de seleção. O Ministério da Saúde está com um edital em curso para contratar brasileiros formados no exterior. 

"Os profissionais vêm para trabalhar na atenção básica nas unidades de saúde e junto com as equipes de estratégia da família, visitando as pessoas em suas casas", explicou a analista de Políticas Sociais do Ministério da Saúde, Dressiane Zanardi. 

Para o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, o reforço de profissionais é essencial para garantir um bom cuidados aos paranaenses. "A Secretaria da Saúde participa da integração desses médicos, apresentando as redes de saúde e dando o apoio estratégico ao programa. As prefeituras também têm as suas obrigações porque sabem o valor do médico. Muitos municípios não conseguem atrair esses profissionais com o concurso público", afirmou.
AEN - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário