.

.

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

COORDENADORA DO POLO UAB DE ASSAI JOSIANE APARECIDA CHEFFER PARTICIPOU DE ENCONTRO DE COORDENADORES EM PORTO ALEGRE

A professora assaiense Josiane Aparecida Santana Cheffer participou do Encontro Regional de Coordenadores de Polo UAB.,que aconteceu em 14 e 15 de agosto, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre (RS).
 
O encontro teve por objetivo reunir os coordenadores da região sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e abrir um espaço para debate sobre o futuro da educação a distância no Brasil. Com a presença de cerca de 100 participantes, o evento contou com dois dias de palestras, oficinas e plenárias, colocando em pauta temas como gestão nos polos UAB, ações conjuntas, mapeamento dos alunos, portabilidade e disciplinas em rede e evasão.

Aquele encontro da região sul é um dos eventos promovidos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação), pois haverá outros encontros, envolvendo as demais regiões brasileiras.

A mesa de abertura do evento foi composta por Lovois de Andrade Miguel, coordenador UAB e secretário de Educação à Distância da UFRGS, Edilson Carlos Balzzan, presidente do Fórum Nacional de Coordenadores de Polos da UAB, Margô Gomes de Oliveira Karnikowski, coordenadora geral de Inovação em Ensino à Distância da CAPES, e Rui Vicente Oppermann, Reitor da UFRGS.

De acordo com a coordenadora do polo presencial da UAB de Assaí, Josiane Cheffer, os integrantes da mesa destacaram a importância da discussão sobre os rumos da educação a distância no Brasil para melhor entender as demandas e por suprir as necessidades e expectativas do futuro da educação superior.

“Este encontro faz parte de uma estratégia de planejamento que nós temos, onde estamos fazendo uma série de adequações e reformulações no sentido de avançar naquilo que já obtemos hoje com a Universidade Aberta do Brasil e para isso entendemos que é muito importante melhorarmos a comunicação com o que acontece nas universidades e também em relação à realização dos cursos e quem está lá na ponta fazendo toda essa estratégia acontecer. Então, por isso esse encontro tem como principal objetivo escutar mais do que falar, para que possamos incluir as necessidades, os desafios e os avanços de uma forma mais contundente no nosso planejamento estratégico e em sua execução”, explicou Margô Gomes de Oliveira Karnikowski.

O evento contou ainda com a participação do Diretor de Educação a Distância da CAPES, Carlos Cezar Modernel Lenuzza, o Diretor afirmou que este era o encontro mais representativo que a CAPES havia realizado até o momento e agradeceu a participação de todos. Lenuzza abordou o tema "sistema UAB e os mestrados profissionais", falando também das etapas da articulação de ofertas do sistema e explicando a situação atual das vagas do Edital 75/2014. Após, houve perguntas do público, que foram respondidas pelo palestrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário