.

.

terça-feira, 21 de março de 2017

VENCE NESTA TERÇA FEIRA 21 PRISÃO TEMPORÁRIA DE PRESOS NA OPERAÇÃO CARNE FRACA

A prisão temporária dos 11 suspeitos presos na Operação Carne Fraca vence nesta terça-feira (21). Com o fim do prazo de cinco dias, a prisão temporária pode ser prorrogada por mais cinco ou pode ser convertida em preventiva, quando não há data para liberação. A decisão cabe ao juiz federal Marcos Josegrei da Silva, da 14ª Vara Federal de Curitiba.
Além dos 11 suspeitos presos temporariamente, outras 26 pessoas tiveram a prisão preventiva decretada. Veja quem são todos os alvos.
Ainda nesta terça-feira, termina o prazo para que a Polícia Federal (PF) apresente todos os laudos técnicos que serviram como base para a operação. A PF utilizou apenas dois laudos técnicos para desencadear a operação. A investigação, iniciada há dois anos, baseou-se principalmente em interceptações telefônicas e depoimentos de fiscais e funcionários de frigoríficos.
Também neste dia, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, acompanha a fiscalização em um frigorífico da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba.
A operação
Segundo a PF, fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebiam propina para liberar licenças sem realizar a fiscalização adequada nos frigoríficos. A investigação indica que eram usados produtos químicos para maquiar carne vencida e água era injetada nos produtos para aumentar o peso.
As carnes irregulares eram vendidas no Brasil e no exterior. Há também casos de papelão em lotes de frango e carne de cabeça de porco em linguiças. Ao todo, 22 empresas são investigadas na operação: das gigantes JBS e BRF – que controlam marcas como Seara, Perdigão e Friboi – a frigoríficos menores, como Master Carnes, Souza Ramos e Peccin.
As empresas afirmam que estão colaborando com as investigações e negam adulteração nos produtos. Há ainda a suspeita de que os partidos PP e PMDB eram beneficiados com propina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário