.

.

quarta-feira, 29 de março de 2017

DOIS HOMEM QUE ESTAVAM FORAGIDOS DA OPERAÇÃO PANE SECA SE APRESENTAM

Dois homens que estavam foragidos da Operação "Pane Seca" se apresentaram na noite de segunda-feira (27) no Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), unidade de elite da Polícia Civil do Paraná. Eles são suspeitos de envolvimento num esquema criminoso de fraude em abastecimento de combustível. Agora são oito os detidos na ação policial e quatro permanecem foragidos. 

No último sábado, o Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep) deflagrou a operação "Pane Seca", que prendeu integrantes de duas quadrilhas suspeitas de participação no esquema. 

A fraude consistia na instalação de dispositivos nas bombas, os quais são responsáveis por interromper o fluxo de combustível efetivamente expelido pelas bombas, sem que haja interrupção na medição da quantidade de litros a ser paga pelo consumidor. Assim, a quantia de combustível de fato inserida nos tanques dos veículos de consumidores seria inferior (de 6% a 8%) ao registrado nas bombas, fazendo com que os clientes pagassem valores a mais em cada abastecimento. Estes dispositivos, segundo a investigação, poderiam ser ativados remotamente – o que dificultaria a atuação dos órgãos fiscalizadores. 

Ainda de acordo com a investigação, um dos homens que se entregou seria dono de quatro postos de gasolina onde foi detectada a fraude na quantidade de combustível que entrava no tanque dos veículos. Além disso, laudos mostram que foi encontrado metanol na gasolina e uma quantia de álcool superior à permitida por lei. O segundo homem preso seria um dos responsáveis pelo sistema de adulteração da placa instalada nas bombas. 

A prisão deles é temporária e válida por cinco dias, podendo ser prorrogada por igual período ou convertida em preventiva.
Redação Bonde com AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário