.

.

quinta-feira, 30 de junho de 2016

TRABALHO DA POLÍCIA MILITAR DO 18º BATALHÃO- CORNÉLIO PROCÓPIO

CORNÉLIO PROCÓPIO: Em data de 29 de junho de 2016, por volta das 11h20min, enquanto esta policia-militar-do-parana-2013-pacoto-completo-em-video_MLB-F ...equipe Pm realizava patrulhamento pela Rua Francisco Morato recebeu noticia que havia uma pessoa sendo agredida na Vila São Pedro. Deslocaram no local e encontraram uma pessoa com sangue na cabeça e nas mãos, estabelecido contato com essa pessoa, identificada pelo nome de J.M.D.C, passou a relatar que teria sido agredida por duas pessoas que ali se encontravam; neste momento rapidamente a equipe PM acionou o SAMU). Imediatamente 02 pessoas (A. e R.) foram ao encontro da equipe e informaram que J. (o que se encontrava machucado) teria entrado na obra e furtado cigarro e documentos pessoais deles. A., disse que se encontrava trabalhando em uma obra na Rua Francisco Morato, quando pediu para R., seu auxiliar buscar uma peneira, momento em que ele avistou o autor dentro da obra e o questionou o que fazia ali, recebendo como resposta do mesmo se eles não estavam precisando de serviço, quando R., respondeu que não e após ele sair foi imediatamente conferir as bolsas, constatou que a sua, estava toda revirada e faltando um maço de cigarros. Por conta disso, A., foi conferir sua bolsa e constatou que havia sido subtraído sua carteira, que continha em seu interior oCRLV de sua motocicleta. Neste momento saíram no intuito de encontrar o autor, logrando êxito e encontrá-lo neste local onde passaram a questioná-lo sobre o furto e com a negativa A., desferiu dois socos na cabeça de J.,, momento em que caiu e machucou a cabeça. Com a chegada do SAMU J., foi encaminhado para a Santa Casa para cuidados pertinentes, sendo necessário uma sutura (quatro pontos na cabeça). Após o atendimento a equipe passou a estabelecer contato mais detalhado com o mesmo, que passou a relatar que fora até uma obra pedir emprego e como ali recebeu como resposta que não precisavam continuou sua busca por emprego; que em dado momento foi interceptado pela mesma pessoa a qual pedira emprego, acompanhado de mais dois que passaram a acusá-lo de furtar seus documentos e começaram a agredi-lo com capacetadas, socos e chutes. A equipe PM não localizou nenhum objeto material com qualquer uma das partes deste fato e diante do fato, lavrou-se o Boletim de Ocorrência e encaminhou-se as partes para a 11º SDP para providências.

HORA DA OCORRENCIA: 11H20MIN LOCAL DA OCORRÊNCIA: RUA JOSE LICORINE
FURTO SIMPLES CORNÉLIO PROCOPIO: A equipe PM por volta das 15h, foi acionada pela senhora E., a qual no local relatou a equipe que estava no berçário da santa casa local acompanhando seu filho que estava internado, e que saiu do quarto para acompanhar a enfermeira em um procedimento e após voltar ao quarto já sentiu a falta de seu celular da marca Samsung e imediatamente acionou a Policia Militar para registrar o fato, também relatou que varias pessoas passam pelos corredores do hospital frequentemente. Diante do exposto foi explicado a vitima os procedimentos a serem tomados e realizar o bloqueio do celular junto a operadora.

ROUBO BANDEIRANTES: Por volta das 22h30min, a equipe foi acionada via 190, para deslocar até Rua Vicente Inácio Filho, e ao chegar fomos abordados pelo casal, que passaram a relatar que estavam próximo ao portão da universidade e que dois indivíduos de estatura baixas trajando shorts e camiseta e blusa com capuz os abordaram dando voz de assalto mediante ameaça verbal e insinuando estar em posse de uma faca e assim subtraindo da mão da vítima (mulher), seu celular e após o fato os dois indivíduos tomaram rumo ignorado. Diante dessas informações a equipe passou a realizar diligências no intuito de localizar os autores do roubo e próximo a rodoviária testemunhas que não quiseram identificar relataram ter avistado os dois indivíduos com as mesmas características e citando os nomes de dois suspeitos já conhecidos no meio policial, sendo então os 02 (dois) procurados pela equipe e no conjunto Habitar Brasil. A equipe logrou êxito em abordar o adolescente, juntamente com mais 03 elementos, sendo que estes evadiram-se da abordagem, contudo a equipe conseguiu realizar a abordagem em um deles que ao ser questionado sobre o ocorrido tentou se evadir e ao ser segurado investiu contra a equipe policial mediante violência com chutes, socos, se agarrando e debatendo-se contra os policiais, sendo necessário o uso de algemas e força moderada para conter o adolescente, e que só foi acatar as ordens verbais com a chegada da responsável pelo adolescente que acompanhou todo o procedimento realizado pela equipe policial. Diante do fato foi dada voz de apreensão ao adolescente e encaminhado juntamente com as vitimas e a sua responsável até a Delegacia de Policia Civil para os procedimentos cabíveis.

LESÃO CORPORAL SÃO SEBASTIÃO DA AMOREIRA: Por volta das 12h, a equipe foi solicitada para deslocar até a Avenida Presidente Kennedy, onde a solicitante disse que P.S estava agredindo sua mãe, no local a ofendida passou a relatar que P., havia entrado em sua casa trancou a porta e começou a agredi-la, foi quando sua filha R., chegou e viu a casa trancada batendo na porta, foi quando ele saiu e disse para ela o que ela estava "embaçando" foi quando R. questionou ele o que estava acontecendo na casa de sua mãe então o autor começou a agredi-la dando uma paulada em seu braço segurando ela pelo pescoço e deferindo tapas em seu rosto. A equipe realizou diligências, porém não encontrando o autor das agressões. Diante dos fatos foi lavrado Boletim de Ocorrência e orientado as vítimas quantos aos procedimentos.

ROUBO ASSAÍ: Por volta das 11h50min, a equipe PM foi solicitada a deslocar até a Avenida Rio de Janeiro, pois segundo solicitação havia ocorrido um roubo. No local em contato com o solicitante este relatou a equipe que estava no interior de sua residência, acompanhado de uma senhora, que havia pedido um auxilio para esquentar o leite para alimentar a criança, e no momento que estava esquentando o leite da criança, a senhora informou ao declarante que havia um homem do lado de fora da residência, e quando este foi verificar quem era, foi rendido por um cidadão de cor negra, magro o qual trajava blusa marrom ou vermelha com proximamente 170 de altura. Ao avistar o declarante falou que era um assalto e que passasse todo dinheiro, a vitima reagiu e entrou em luta corporal com meliante na tentativa de imobiliza-lo, mas não foi possível, sendo que na sequencia o meliante sacou de um canivete conseguindo assim a subtrair uma carteira de
couro de cor preta com alguns documentos pessoais cartões de crédito e uma quantia de R$45,00 (quarenta e cinco reais). A equipe iniciou um patrulhamento no intuito de localizar o autor o roubo, onde através de informações, logramos êxito em localizar o suspeito do roubo em sua residência na Estrada Velha e ao ser indagado sobe o fato ocorrido, este confessou o roubo vindo a informar a equipe onde havia deixado a carteira e documentos, relatando ainda que havia ateado fogo nos documentos. Deslocaram ao local indicado pelo abordado e localizamos uma carteira de couro de preta com alguns documentos pessoais e cartões de crédito da vitima com partes danificadas "queimada". Diante dos fatos este recebeu voz de prisão, e logo em seguida foi entregue na Delegacia de Policia Civil, com os objetos recuperados.

FURTO QUALIFICADO ASSAI: Compareceu na unidade policial o senhor G., relatando que estava jogando futsal na quadra da Rua Euclides da Cunha e deixou seu celular em cima de um banco e quando terminou a partida veio a dar falta do referido celular. Celular esse sendo um Sony Xperia de cor preto com um trincado na parte traseira do aparelho e na tela frontal esta descascado, tendo como numero de telefone (43) 99575345. O mesmo não tem suspeita de quem tenha furtado esse celular. O mesmo foi orientado e confeccionado o Boletim de Ocorrência.

DROGAS PARA O
CONSUMO PESSOAL ASSAI: Em patrulhamento pela Rua Rui Barbosa com a Rua Jose Carlos de Carvalho, a equipe PM por volta das 22h30min, se deparou com um rapaz em atitude suspeita "tentou dispensar algo do bolso" onde em abordagem e em revista pessoal localizaram um trouxinha de maconha no bolso de sua blusa. Indagado ao mesmo sobre a droga localizada em seu bolso, este respondeu que a maconha seria para seu uso. Diante dos fatos este foi conduzido a 3ª Cia onde foi lavrado o Termo Circunstanciado.

APOIO A OUTROS
ORGAOS
ÓBITO NO LOCAL SÃO JERONIMO DA SERRA: Por volta das 18h50, segundo solicitação da central de comunicações 190 informando que um trator havia tombado em cima de um senhor. A equipe PM deslocou até o local (Fazenda próximo a A Terra Nova) com o apoio do SAMU e Policia Civil, onde foi logrado êxito em resgatar o corpo do senhor Ivo Jose Rodrigues (já sem vida) juntamente com ajuda de vários populares que ajudaram nas buscas, pois o mesmo sofrera um acidente com um trator de sua propriedade em um local de difícil acesso. O corpo foi encaminhado para o hospital local e posteriormente para o I.M.L de londrina para as devidas providências A vitima senhor tinha 58 anos de idade.

Fonte: Setor de Comunicação Social do 18º Batalhão.

TRABALHO DA POLÍCIA MILITAR DO 2º BATALHÃO - JACAREZINHO

JACAREZINHO: 07h36min dom Fernando taddey. Fomos informados pelo solicitante, que ao chegar pela manhã em seu local de trabalho, deparou-se com a porta da frente arrombada, e ao verificar em seu escritório, notou que havia sido furtado um computador completo que emitia notas da receita estadual, e vários talões de cheque. Solicitante relatou não haver suspeitas de quem poderia ter sido o autor do furto. Realizado o patrulhamento pela extensão do bairro, nada foi localizado. Diante dos fatos, foi orientado o solicitante.
policia-militar-do-parana-2013-pacoto-completo-em-video_MLB-F ...
INFRACAO DE
TRANSITO JACAREZINHO: a equipe rpa 9458 em patrulhamento no endereço acima citado visualizou uma motocicleta Honda twister, sendo realizada a abordagem e identificado o condutor; que em busca pessoal nada de ilícito foi localizado e a documentação do veiculo e CNH do condutor estavam corretos, porem a motocicleta estava com os retrovisores inoperantes sendo lavrado auto de infração e após ser sanada a irregularidade o condutor e a motocicleta foram liberados no local, sendo lavrado boletim de ocorrência para registro do fato. Ait nº e005992948 art. 230*ix do ctb.

AMEAÇA JACAREZINHO: relata que ele e o seu pai foram agredidos pela turma de um determinado indivíduo; estão fazendo ameaças de morte. No local o solicitante confirmou os fatos e pediu para equipe acompanhá-lo até a sua residencia para pegar suas coisas e posterior acompanhá-lo até a rodoviária, pois ele está indo embora da cidade, más que deseja providências por parte dos órgãos competentes.

ROUBO JACAREZINHO: 03h21min segundo o senhor estava deslocando até a rodoviária nova para esperar sua esposa e seu filho que estão vindo de São Paulo, quando na esquina da rua são João um casal veio até o mesmo querendo saber as horas, quando iria informar o mesmo foi surpreendido pelo homem que retirou uma faca e pediu sua carteira, e que mesma possuía a quantia de 13 reais, e seus documentos pessoais (RG e CPF), o casal saiu em direção ao centro pela avenida. Equipe no local o senhor informou que o homem estava trajando uma blusa verde de moletom e óculos, já a mulher estava aparentemente com uma barriga de grávida ou com bebe recém-nascido. Diante dos fatos realizamos patrulhamento pelas imediações para tentar localizar o casal mais sem êxito, o senhor oi orientado sobre os procedimentos.

ABORDAGEM DE
SUSPEITOS CAMBARA: rua monsenhor João Belchior. Equipes do serviço reservado em conjunto com a rpa avistaram alguns indivíduos em atitude suspeitada, onde os mesmos não eram moradores da cidade, foi realizada a abordagem e constatado que os abordados eram do estado de Goiás, foram identificados; dos fatos por não constatar nada de ilícito os mesmos foram orientados dos procedimentos.

VIOLACAO DE
DOMICILIO CAMBARA: 14h31min r nossa senhora do rossil. Recebemos solicitação via fone, onde relata que no endereço supra cito havia
pessoas que estavam invadindo a chácara, deslocamos até o local, lá havia uns adolescente furtando frutas no pomar, assim que avistou a viatura evadiram do local, não logramos êxito em aborda los, diante dos fatos lavra se boletim de ocorrência para devidas providências.

ABORDAGEM DE
SUSPEITOS CAMBARA: recebemos solicitação via fone onde informava que no endereço supracito, havia pessoas em atitudes suspeitas, deslocamos no local e as pessoas que estava lá residiam na casa ha uma semana e que são vendedores ambulantes que moram em Goiás conforme bou: 671804/16, diante dos fatos lavra se boletim de ocorrência para devidas providencias.

DANO CARLOPOLIS: solicitante relata que houve furto na loja modas. No local a equipe constatou a vidraça da loja danificada com o uso de um machado deixado no local, não foi constatado a falta de mercadorias do estabelecimento. o proprietário foi orientado.PROT. AB508923

APOIO A OUTROS
ORGÃOS RIBEIRÃO CLARO: foi prestado um apoio a policia civil para condução do réu preso da delegacia da policia civil para o fórum desta comarca para audiência e retorno a dp sem alterações.

BOUSIQUEIRA CAMPOS - Por volta das 17h24min a equipe de rpa deslocou ao logradouro acima citado onde segundo solicitação anônima haveria jovens consumindo entorpecentes em frente a uma residência, próximo de um veículo vw fusca de cor azul. Chegando ao local foi realizado patrulhamento, porém não foi localizado o referido veículo. Em abordagem a um suspeito que passava no local, não havia nada de ilícito com o mesmo.

AMEAÇA SALTO DO ITARARÉ - Por volta das 19h00min segundo a solicitante dois jovens estavam rondando sua residência; Ela informa que não conhece os suspeitos e que nunca havia visto eles. Ela foi orientada a fazer novo contato com a polícia caso eles retornassem.

FATO NÃO CONSTATADO WENCESLAU BRAZ - Por volta das 18h46min, relata que sua filha de 12 anos está numa casa com usuários de droga. Equipe realizou ptrm pelas imediações, mas nada foi localizado.

FURTO QUALIFICADO SANTANA DO ITARARÉ - Por volta das 23h14min, solicitante relata que entraram em sua residência e furtaram uma quantia de novecentos reais. Equipe no local, em contato com a senhora, a mesma relatou ter recebido sua aposentadoria, e após retornar de sua igreja, constatou que sua casa teria sido invadida, e ao procurar o dinheiro que tinha guardado em seu guarda roupa, o mesmo não estava mais no local. Relatou também que teriam entortado uma porta de ferro e estourado um cadeado de uma janela para conseguirem entrar na casa.

PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO SALTO DO ITARARÉ - Por volta das 23H54min, segundo solicitação anônima no endereço supra citado havia um som muito alto e os frequentadores estavam com gritarias; foram tomadas as devidas providências.

ROUBO SIQUEIRA CAMPOS - Por volta das 23h15min, após solicitação de roubo no novo posto combustível; a equipe de imediato recebeu informação de que os meliantes, ocupando uma motocicleta de cor vermelha saíram destino a cidade de Quatiguá; com o apoio da equipe daquela cidade foi realizado o policiamento pela rodovia PR 092, encontrando com a equipe PM de Quatigua no posto, e posteriormente fizemos o trajeto de volta por uma estrada rural sem êxito em localizar os acusados. No posto obtivemos a informação de que eram 2 (dois) indivíduos ambos usavam capacete, e que o carona desceu da motocicleta e veio ate o caixa dando voz de assalto ele portava um revólver calibre .32 ou .38, segundo o solicitante, e assim que pegou o dinheiro subiu na motocicleta tomando rumo a cidade de Quatigua. A placa da motocicleta encontrava-se encoberta. .

ADULTERAÇÃO DE SINAL EM VEÍCULO AUTOMOTOR SANTANA DO ITARARÉ - Por volta das 23h30min em patrulhamento pelo lago Pedro de Freitas, a equipe avistou quatro indivíduos em atitude suspeita, onde foi realizada abordagem e nada de ilícito foi encontrado de posse dos mesmos. Porem um dos abordados identificado estava de posse de uma motocicleta com placas de com a numeração suprimida do chassis e motor; Diante dos fatos o veículo foi apreendido e o autor dos fatos encaminhado para delegacia da polícia civil para providencias.

PINHALÃO: Por volta das 09hs18min a equipe RPA deslocou-se até a Rua Teolindo de Moraes onde a equipe PM recebeu uma informação anônima de que um cidadão conhecido, o qual tem um mandado de prisão em seu desfavor, por ter sido condenado no regime semi-aberto com a pena de três anos e seis meses, onde as equipes de Pinhalão juntamente com a equipe de Japira localizaram e deram cumprimento ao referido mandado, sendo este encaminhado para a delegacia de Tomazina para as medidas da policia judiciária.


INFRAÇÃO DE TRANSITO IBAITI: Por volta das 10hs18min após solicitação relatando haver um veiculo VW gol em situação irregular transitando a Rua João Francisco Baumant, a equipe deslocou ate ao local aonde foi visualizado o referido veiculo em transito, sendo o mesmo abordado pela equipe. O motorista do veiculo foi identificado devidamente habilitado nas categorias AD, indagado o mesmo sobre os documentos do veiculo apresentou documentos do ano de 2014, não portando documentos do ano de 2015, e relatando não o possuir. Diante do exposto o referido veiculo foi apreendido e encaminhado ate ao pátio da 3ª Cia PM, sendo lavrada a notificação pertinente.

FURTO QUALIFICADO
2015000
VIOLAÇÃO DE DOMICILIO IBAITI: Por volta das 16hs20min por solicitação a equipe PM deslocou até a Rua Drº Horácio Sabino, onde segundo a solicitante, a Srª foi vitima do furto de um botijão de gás. No local, foi efetuado contato com a solicitante, o qual passou a relatar que na semana passada foi subtraído de sua residência um botijão de gás, e na data de hoje, 29/06/16, ao entrar na residência encontrou a pessoa dentro da casa; ao avistar a solicitante o mesmo empreendeu fuga sem levar nada consigo, tomando rumo ignorado. A solicitante informa suspeitar de que este teria furtado o outro botijão. Diante do relato a equipe PM efetuou ptrm pelo local e imediações, porém, o suspeito não foi localizado. A vitima foi orientada quanto aos procedimentos de Policia judiciária.

APOIO A OUTROS
ORGÃOS PINHALÃO: Por volta das 16hs25min por solicitação do corpo de bombeiros, na pessoa do 1º Tenente foi prestado apoio juntamente com o mesmo aos fiscais da A.N.P (Agencia Nacional de Petróleo), que fizeram fiscalização em diversos estabelecimentos que comercializam gás G.L.P, nesta cidade. O que ocorreu sem alterações.

INFRAÇÃO DE TRANSITO IBAITI: Por volta das 17hs13min a equipe da ALI/2ºBPM se encontrava em patrulhamento pela Av. Dra Fernandina do Amaral Gentille quando se deparou com a motocicleta Honda/CBX Twister na cor vermelha em atitude suspeita onde foi solicitado o apoio da equipe RPA sendo realizada a abordagem da mesma próximo a feira da lua, ato contínuo foi identificado o condutor Maciel e o passageiro, foi realizada busca pessoal onde nada de ilícito foi encontrado, após fiscalização foi constatado que o condutor não possuía CNH tampouco PPD e a motocicleta se encontrava com o lacre violado; diante dos fatos os mesmos juntamente com a motocicleta foram encaminhados para a sede da Terceira Companhia de Policia Militar para que fossem confeccionados os documentos pertinentes, sendo lavradas notificações pelos arts 162 I e cc 163, 230 VII, 230 I, autos 005852685, 005852686, 005852687, 005852688, que após o termino dos procedimentos foi realizada a apreensão da motocicleta junto ao pátio da 3ª Cia e os envolvidos liberados.

FURTO QUALIFICADO IBAITI: Por volta das 17hs18min compareceu na sede da 3ª Cia o solicitante, o qual passou a relatar que por volta da 12h40min estacionou sua motocicleta Honda/CG125 Titan, placa CZW-0396 em frente ao local onde trabalha sito a Av. Gov Paulo Cruz
Pimentel, e que ao retornar por volta das 17h00min notou que haviam furtado seu veiculo. A motocicleta encontrava-se sem as chaves. Foram realizadas buscas, todavia sem êxito até o fechamento deste bo.

CUMPRIMENTO DE
MANDADO JUDICIAL
IBAITI: Por volta das 17hs20min após comparecer na sede da 3ª Cia para confecção do bou de furto qualificado, na qual é vitima, constatou-se que a pessoa se encontrava com o mandado de prisão em aberto, por falta de pagamento de pensão alimentícia, sendo desta forma cumprido o mandado em seu desfavor e encaminhado a pessoa de até a DP de Ibaiti.

APOIO A OUTROS
ORGÃOS JAPIRA: Por volta das 18hs10min a equipe policial deslocou ao Sitio para dar apoio a enfermeira para medicar paciente este que sofre de problemas psicológicos e se encontrava exaltado portando um facão.

LESÃO CORPORAL C. MAIRINCK: Por volta das 20hs15min por solicitação do Sr dando conta de que havia sido agredido em frente a sua residência por outro rapaz e que o mesmo havia lhe acertado com um golpe de capacete; relata o solicitante que logo em seguida os envolvidos se evadiram do local tomando rumo ignorado.mediante ao fato o solicitante foi orientado.

PERTURBAÇÃO DO
TRABALHO OU SOSSEGO
ALHEIO IBAITI: Por volta das 23hs15min a equipe deslocou na Travessa Darins, onde o solicitante informava que na residência o som estava em volume elevado. No local foi realizado contato com o proprietário da residência, que após advertido se comprometeu em desligar o som.

ROUBO IBAITI: Por volta das 04hs05min após solicitação da Senhora, a qual relatou que haviam furtado algumas de suas jóias, a equipe deslocou até a Rua Guilherme Meyer, onde o filho da solicitante o adolescente, de dezessete anos de idade, passou a relatar que estava dormindo quando ouviu um barulho que arrombaram a porta da cozinha e adentraram ao quarto de sua mãe, momento em que se levantou e visualizou a pessoa conhecida, o qual estava de posse de uma caixinha de guardar jóias, a qual continha em seu interior uma tornozeleira de ouro, um anel, um brinco e uma corrente todos banhados a ouro e diversas outras peças de bijuterias, relatou ainda que quando que o marginal o visualizou pegou um vaso de porcelana e jogou em sua cabeça, porém não acertou, e após saiu correndo em direção ao bairro Cohapar. Relatou a Senhora que estava em um bar nas proximidades de sua residência e que poucos minutos antes de do suspeito ei até a sua casa, ele havia passado no bar e comprado um cigarro. Diante dos fatos foi realizado ptrm pela Rua das Bananeiras e Bairro Cohapar, porém o suspeito não foi localizado, sendo a solicitante orientada quanto aos procedimentos de policia judiciária. BOU N°674820/2016S.A.P: Por volta das 13h13min a equipe deslocou onde segundo solicitante relatava que havia ocorrido acidente de transito no endereço supracitado e os envolvidos estavam aguardando no pronto socorro. O evento resultou em danos materiais para ambas as partes. Os envolvidos foram orientados.

FURTO

QUALIFICADO S.A.P: Por volta das 09h50min a equipe de Rpa deslocou até a Rua Aureliano Alcântara da Silva, onde solicitante relatava que teve o celular furtado de dentro do carro. No local em contato, relatou que estava trabalhando na construção e deixou seu smartphone Sansung/galaxy s4 dentro de seu veículo vw/saveiro o qual estava estacionado em frente à construção. Que por volta das 09h40min foi até o citado veículo e percebeu que o referido aparelho não estava no interior do veículo; relatou que estacionou o veículo por volta das 08h00min e que havia deixado a janela da porta dianteira esquerda entreaberta. Diante dos fatos, foi orientado quanto aos procedimentos, sendo realizadas buscas, todavia sem êxito até o fechamento deste bo.

VIAS DE FATO S.A.P: Por volta das 20h33min a equipe de Rpa deslocou até a Rua da Paz no Jd. Saúde onde a equipe deslocou-se ate o local acima citado, onde houve uma discussão entre o casal. Diante disto ambas as partes foram orientadas no local por esta equipe.




TRÁFICO S.A.P: Por volta das 22h40min à equipe rotam em patrulhamento pela Rua Mário giovanetti onde abordou o adolescente e o mesmo assim que avistou a viatura arremessou algo por cima do muro dentro do quintal onde o mesmo estava na frente no momento da abordagem. Feita a busca pessoal nada de ilícito fora encontrado com o mesmo, porem no quintal onde ele teria arremessado algo foi localizado a quantia de 27 pedras de crack. Perguntado a ele sobre a droga o mesmo confirmou que praticava o crime de trafico de drogas e que havia pegado em um rolo de uma bicicleta e que já havia vendido duas pedras no valor de dez reais, e que havia gastado o dinheiro, por isso não fora encontrado nenhuma quantia
com o mesmo. Sendo assim foi encaminhado para delegacia de policia civil para as devidas providencias cabíveis.






VIAS DE FATO
/AMEAÇA ABATIA: Por volta das 22h10min do dia 29 de junho de 2016, à equipe de serviço da VTR 7479 relata que: Segundo solicitante seu irmão esta bêbado ameaçando a família com uma faca. Sendo assim ambos foram encaminhados para a delegacia de ribeirão do pinhal para as providências cabíveis.

FURTO QUALIFICADO RIBEIRÃO DO PINHAL: Por volta das 08h44min do dia 29 de Junho de 2016, a equipe da viatura 10268 atendeu ocorrência, onde segundo o solicitante constatou hoje pela manhã que furtaram diversas tábuas de casas de sua propriedade, pintadas de verde; relata ainda que não é a primeira vez que já havia acontecido outras vezes; diante ao relato o mesmo foi orientado quanto aos procedimentos legais pertinentes ao fato.


CUMPRIMENTO DE
MANDADO JUCIAL RIBEIRÃO DO PINHAL: por volta das 14h09min do dia 29 de junho de 2016, a equipe da viatura 10268 atendeu ocorrência, onde a equipe policial de Ribeirão do Pinhal juntamente com a equipe da cidade de Abatiá deram cumprimento ao mandado de busca e apreensão dos autos de apuração de ato infracional de númeroem desfavor do menor, sendo o mesmo entregue na delegacia de polícia civil para as providências necessárias. No momento da apreensão, de imediato foi entrado em contado com os familiares do menor, para que estes acompanhassem os procedimentos.

Fonte: Setor de Comunicação Social do 2º Batalhão- Jacarezinho

OPERAÇÃO GLADIADORES RINHA DE GALOS LEVA 42 PESSOAS Á PRISÃO E Á APREENSÃO DE 552 AVES


Após três meses de investigação pela Promotoria de Justiça de Centenário do Sul, no Norte-Central paranaense, em conjunto com a Polícia Ambiental de Londrina, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em cinco cidades do Estado. A operação Gladiadores foi deflagrada no dia 25 de junho, em Arapongas, quando foi desativada uma rinha de galos em um sítio e 42 pessoas foram presas em flagrante por maus tratos a animais.

Durante a operação, que se estendeu até o dia 26 de junho, foram apreendidas 552 aves, sendo 100 em Centenário do Sul, 116 em Porecatu, 142 em Jaguapitã, 134 em Arapongas e 60 em Apucarana. Os mandados foram expedidos pelo Juízo de Centenário do Sul, que, a pedido da Promotoria, decretou ainda a perda das aves em favor do Estado, para destinação adequada. 

De acordo com a Promotoria, ficou evidente que as aves apreendidas eram criadas, treinadas e destinadas para a prática de rinha de galo, que “causa assombro diante da forma como os animais eram tratados antes da luta e quando lançados na arena”. Ainda segundo o MP-PR, não havia qualquer preocupação de cuidado com as aves, mas apenas com sua exploração e seu valor material, próximo a R$ 1 milhão.

A decisão da Justiça vai ao encontro do que determina a Lei nº 9.605/1998 e o artigo 225, parágrafo 1º, inciso VII, da Constituição Federal, e tem por objetivo proteger os animais, para que não sejam novamente destinados a práticas cruéis e maus-tratos. As aves permanecerão sob os cuidados técnicos das instituições indicadas pela autoridade policial. Se condenados, os envolvidos responderão pelos crimes de associação criminosa e maus tratos a animais domésticos.

Informações para a imprensa com:
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná

4ºCRPM/26ºBPM – APÓS ROUBO, INDIVIDUO É APREENDIDO COM OBJETOS, DINHEIRO E ARMA UTILIZADA

policia-militar-do-parana-2013-pacoto-completo-em-video_MLB-F ...
No dia 29 de junho de 2016, por volta das 23h15min, dois indivíduos, realizaram roubo Posto de Combustível.
Na sequência dos fatos a equipe PM realizava patrulhamento pela rua adjacente, próximo a Casa da Cultura, onde foi avistado um indivíduo em atitude suspeita, o qual ao visualizar a equipe saiu correndo, pela Rua Getúlio Vargas, sendo que no trajeto o mesmo começou a jogar pela rua objetos que portava.
Foi logrado êxito em abordar o indivíduo e com ele localizado, um óculos escuro, R$183,00 (cento e oitenta e três reais) e duas carteiras de cigarros. Foi realizado buscas onde o mesmo dispensou os objetos e localizado mais cinco carteiras de cigarro e uma pistola de ar comprimido calibre 4.5mm.
Diante dos fatos foi encaminhado o indivíduo, os objetos, o dinheiro e a pistola até a 18ª SDP para as devidas providências, sendo o mesmo reconhecido pelas vítimas.

Fonte: 26º Batalhão- Soldado Tatiane

4ºCRPM/26ºBPM – EQUIPE RECUPERA VEÍCULO FURTADO EM TELÊMACO BORBA

policia-militar-do-parana-2013-pacoto-completo-em-video_MLB-F ...
No dia 29 de junho de 2016, por volta das 14h20min, a equipe PM recebeu informações de que na Rua Nossa Senhora de Fátima havia um veículo VW/GOL de cor prata abandonado.
A equipe deslocou até o local, sendo localizado o veículo que após consulta no sistema foi constatado alerta de furto de data anterior.
Realizado contato com o proprietário do veículo, o mesmo deslocou até o local com a chave do veículo o qual foi encaminhado até a 18ª SDP para as devidas providências.

Fonte: 26º Batalhão- Soldado Tatiane.

TRABALHO DA POLÍCIA MILITAR 4º CRPM 26º BPM

ROUBO (26º BPM -TELÊMACO BORBA)policia-militar-do-parana-2013-pacoto-completo-em-video_MLB-F ...
DATA: 29/06/2016 AMBIENTE: END.: Av. Chanceler Horácio Laffer, Centro
HORA: 23:17 Posto Jerusalém
NESTA DATA, 29/06/2016, POR VOLTA DAS 23H15MIN, DOIS INDIVÍDUOUS, SENDO UM DE MOLETON
VERDE COM CAPUZ E ARMADO CHEGOU NO POSTO, SE DIRIGIU ATÉ O CAIXA, E MOSTRANDO O
CABO DE UMA PISTOLA QUE ESTAVA NA CINTURA ANUNCIOU O ASSALTO, ENQUANTO QUE
OUTRO INDIVÍDUO BAIXO USANDO MOLETON DE COR CINZA ADENTROU AO ESPAÇO INTERNO
DO CAIXA E SUBTRAIU APROXIMADAMENTE 200,00 REAIS EM DINHEIRO E ALGUMAS CARTEIRAS
DE CIGARRO, AMBOS SE EVADINDO A PÉ. QUE, POR VOLTA DAS 23H17MIN, DURANTE
PATRULHAMENTO PELA RUA ADJACENTE A PRAÇA DA CULTURA, FOI AVISTADO PELA EQUIPE UM
INDIVIDUO USANDO UMA BLUSA DE MOLETON DE COR VERDE CORRENDO QUE, AO AVISTAR A
VIATURA POLICIAL EMPREENDEU FUGA PELA RUA GETÚLIO VARGAS E NO TRAJETO O MESMO
COMEÇOU A JOGAR NA RUA E NO PATIO DAS RESIDÊNCIAS OBJETOS QUE PORTAVA, FOI
REALIZADO PELA EQUIPE POLICIAL ACOMPANHAMENTO COM A VIATURA E TAMBÉM A PÉ,
LOGRANDO EXITO EM ABORDAR O INDIVIDUO QUE RESISTIU FAZENDO USO DE FORÇA FÍSICA
SENDO CONTIDO PELA EQUIPE, SENDO POSTERIORMENTE IDENTIFICADO E DURANTE BUSCA
PESSOAL LOCALIZOU NOS BOLSOS DO INDIVÍDUO UM ÓCULOS ESCURO, 183,00 REAIS EM
DINHEIRO EM NOTAS DE 20, 10, 5 E 2 REAIS E DUAS CARTEIRAS DE CIGARRO. ATO CONTÍNUO,
FOI REALIZADO A BUSCA DOS OBJETOS ANTERIORMENTE DISPENSADOS, LOCALIZANDO ENTÃO,
MAIS CINCO CARTEIRAS DE CIGARRO E UMA PISTOLA DE AR COMPRIMIDO CAL 4.5 MM O QUAL
FOI ENCAMINHADO JUNTAMENTE COM OS OBJETOS PARA A 18ª SDP, ONDE FOI RECONHECIDO
PELA VÍTIMA COMO SENDO O INDIVÍDUO QUE REALIZOU O ROUBO COM A ARMA APREENDIDA.


VEÍCULO RECUPERADO (26º BPM -TELÊMACO BORBA)
DATA: 29/06/2016 AMBIENTE: END.: Rua N. Srª. de Fátima s/nº, Centro
HORA: 14:20 Via Pública
NA DATA DE 29/06/2016 FOMOS INFORMADOS VIA COPOM DE QUE NO ENDEREÇO ACIMA CITADO
ESTARIA UM VEÍCULO VW GOL DE COR PRATA ESTACIONADO COM OS VIDROS ABERTOS E QUE
SEGUNDO INFORMAÇÕES ESTE ESTARIA NO LOCAL DESDE A MANHÃ DESTA DATA. A EQUIPE
DESLOCOU ATÉ O LOCAL SENDO LOCALIZADO O REFERIDO VEÍCULO E QUE APÓS CONSULTA FOI
CONSTATADO QUE SE TRATAVA DE UM VW GOL CL DE COR PRATA, COM ALERTA DE FURTO EM
DATA ANTERIOR CONFORME BO. DIANTE DOS FATOS FOI ENTRADO EM CONTATO COM O
PROPRIETÁRIO DO VEÍCULO O QUAL COMPARECEU AO LOCAL COM AS CHAVES DO MESMO.
POSTERIORMENTE FOI DESLOCADO ATÉ A 18ª SDP PARA REALIZAR A ENTREGA DO VEÍCULO E
DEMAIS PROCEDIMENTOS. FICA O REGISTRO.






VIOLÊNCIA DOMÉSTICA (26º BPM -TELÊMACO BORBA)
DATA: 29/06/2016 AMBIENTE: END.: Rua Mina de Prata, Área III
HORA: 18:50 Residência
NA DATA DE 29/06/2016 POR VOLTA DAS 18H40MIN FOMOS INFORMADOS VIA COPOM QUE NO
ENDEREÇO ACIMA CITADO ENCONTRAVA-SE UM INDIVÍDUO O QUAL SEGUNDO A SOLICITANTE
ESTAVA ALCOOLIZADO E AMEAÇADO TODOS OS FAMILIARES. A EQUIPE DESLOCOU ATÉ O LOCAL
E EM CONTATO COM A SOLICITANTE, A MESMA INFORMOU QUE SEU IRMÃO CHEGOU NA CASA E
COMEÇOU A QUEBRAR ALGUMAS COISAS E AMEAÇÁ-LA DE MORTE E QUE TAMBÉM VEIO A
AGREDIR SUA IRMÃ COM SOCOS E CHUTES E APÓS O MESMO VEIO A CAUSAR UM FERIMENTO
EM SUA PRÓPRIA MÃO COM UMA FACA DE COZINHA, A SOLICITANTE TAMBÉM APRESENTOU A
EQUIPE UMA MEDIDA PROTETIVA EXPEDIDA PELO PODER JUDICIÁRIO ONDE PROIBIA A
APROXIMAÇÃO E O CONTATO DO MESMO COM FAMILIARES. DIANTE DOS FATOS FOI DADO VOZ
DE PRISÃO AO INDIVIDUO E ENCAMINHADO O MESMO A 18ª SDP PARA PROVIDÊNCIAS. A
SENHORA JOANA DARC NÃO DEMONSTROU INTERESSE EM REPRESENTAR CONTRA O MESMO
PELAS AGRESSÕES SOFRIDAS E QUE DURANTE A LAVRATURA DESTE BOLETIM O INDIVIDUO
COMEÇOU A AMEAÇAR SUA IRMÃ DIZENDO QUE QUANDO SAÍSSE DA CADEIA IRIA MATÁ-LA. FICA
O REGISTRO.


ESCOLTA (26º BPM -TELÊMACO BORBA)
DATA: 29/06/2016 AMBIENTE: END.: Cadeia Pública → Fórum → Cadeia Pública
HORA: 08:00 Prisional
EM CUMPRIMENTO A ORDEM DE SERVIÇO FOI REALIZADO ESCOLTA DE UM PRESO DA CADEIA
PUBLICA ATE O LABORATORIO RIDAN E VICE VERSA. SEM ALTERAÇÕES






VEÍCULO ABANDONADO (26º BPM - DPM DE CURIÚVA)
DATA: 29/06/2016 AMBIENTE: END.: Rua Carmen Conde,
HORA: 10:00 Residencia
NA DATA DE 29 DE JUNHO DE 2016, POR VOLTA DAS 10H00MIN COMPARECEU NESTE DPMO
SOLICITANTE, O QUAL RELATOU QUE NESTA MADRUGADA SUA MOTOCICLETA HONDA/CG FAN
PRETA, HAVIA DESAPARECIDO DE SUA RESIDÊNCIA, E ENQUANTO O MESMO RELATAVA O FATO
À EQUIPE POLICIAL MILITAR, FOI RECEBIDO INFORMAÇÕES QUE A REFERIDA MOTOCICLETA
ESTAVA EM UMA RESIDÊNCIA ABANDONADA, NO BAIRRO VILA ESPERANÇA, A EQUIPE DE
PRONTO DESLOCOU ATÉ ESTE LOCAL ONDE LOGROU ÊXITO EM LOCALIZAR A MOTOCICLETA,
NAS MESMAS CONDIÇÕES QUE ESTAVA ANTES DO FATO. DIANTE DOS FATOS LAVROU-SE
BOLETIM DE OCORRÊNCIA E A MESMA MEDIANTE TERMO DE LIBERAÇÃO FOI ENTREGUE AO
SOLICITANTE, SEM MAIS FICA O REGISTRO.


DIRIGIR VEÍCULO SEM C.N.H – (26º BPM - DPM DE CURIÚVA)
DATA: 29/06/2016 AMBIENTE: END.: Trav. 13 de maio,
HORA: 20:30 Via Pública
NA DATA DE 29 DE JUNHO DE 2016, POR VOLTA DAS 20H30MIN, EM PATRULHAMENTO PELA TRAV.
13 DE MAIO, AVISTAMOS UMA MOTOCICLETA HONDA/CG 125 TITAN, O QUAL O INDIVÍDUO AO
PERCEBER A VIATURA TENTOU DESVIAR SEU CAMINHO EM ATITUDE SUSPEITA. DADO VOZ DE
ABORDAGEM, CONDUZIDA POR UM INDIVIDUO O QUAL NÃO POSSUI C.N.H E A MOTOCICLETA
CONSTA PENDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS. DIANTE DOS FATOS APREENDIDA A MESMA AO PÁTIO
DO DESTACAMENTO DE CURIUVA E LAVRADO OS AUTOS DE INFRAÇÃO CABÍVEIS. FICA OREGISTRO PARA OS DEVIDOS FINS.

Fonte: Setor de Comunicação Social do 26º Batalhão- Soldado Tatiane.

PRESIDENTE AFASTADA DILMA ROUSSEFF AFIRMA QUE LULA SERÁ CANDIDATO A PRESIDÊNCIA EM 2018

Em entrevista feita em Brasília para a revista francesa semanal L'Express divulgada nesta quarta-feira, 29, Dilma Rousseff afirmou que Lula será candidato à Presidência em 2018. A informação é, inclusive, uma das chamadas da capa da publicação. 

"É a razão principal do golpe de Estado: prevenir que o Lula se apresente à Presidência. Hoje em dia, apesar de todas as tentativas de destruir a sua imagem, Lula continua entre as pessoas mais amadas. Eu posso te dizer que ele vai se apresentar na próxima eleição", disse. 

Questionada sobre como ela vê e espera a possível confirmação do afastamento no Senado, Dilma se disse profundamente injustiçada quanto à forma como "foi tirada do poder". Na entrevista, ela ainda disse que não cometeu crime de responsabilidade, mas que apenas aprovou quatro decretos para créditos suplementares a fim de financiar, principalmente, hospitais. 

"Não sou o primeiro presidente a agir assim. O Fernando Henrique Cardoso aprovou 23 decretos similares. Na verdade, [a acusação] é apenas um pretexto." 

No decorrer da entrevista, Dilma voltou a defender o PT, a falar que não sabia do esquema de corrupção na Petrobras e a criticar os grampos divulgados pelo juiz federal Sérgio Moro. "Não importa o país do mundo, divulgar o registro de uma conversa do chefe de Estado seria um crime." 
Dilma ainda citou a queda de três ministros do governo interino por corrupção e que o momento político no Brasil "é grave". 

Violência no Rio 

As seis páginas seguintes à entrevista com a presidente afastada são dedicadas à violência das favelas cariocas e a preparação do Brasil para a Olimpíada. Com o título de "As favelas, sangue de cima a baixo", em tradução livre, o texto fala de diversos casos problemáticos como o resgate ao traficante Fat Family no hospital Souza Aguiar, da Rocinha como "longe" de ser exemplar e do desaparecimento do Amarildo, até hoje não explicado.

LÍDER DO PPS DIZ QUE NÃO HA ACORDO PARA PRESERVAR MANDATO DE EDUARDO CUNHA

Em reação às negociações em torno da tentativa de salvar o mandato do deputado afastado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), disse nesta quinta-feira, 30, que o partido não aceitará acordo para preservar o peemedebista. Bueno defendeu que o plenário da Casa vote o mais rápido possível a cassação do parlamentar e avisou que se for procurado para um acordo, dará um "rotundo não". 

"Não há qualquer espaço para acordo. Atuamos no Conselho de Ética pela sua cassação e se formos procurados com qualquer proposta diferente disso nossa resposta será não", afirmou Bueno em nota. 

Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, revelou ontem que líderes partidários, incluindo parlamentares da base aliada, afirmam que está em discussão um acordo para aprovar o recurso de Cunha na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e retardar a votação em plenário, em troca da renúncia do peemedebista ao comando da Casa. 

Segundo fontes, em conversa com Cunha no domingo, o presidente em exercício Michel Temer deixou claro sua insatisfação com a permanência de Waldir Maranhão (PP-MA) na presidência da Câmara e reclamou que a instabilidade política está atrapalhando as votações de matérias de interesse do governo. 

Os relatos são de que Temer teria pressionado Cunha a renunciar para apressar a saída de Maranhão, mas Cunha teria exigido que seu sucessor fosse alguém alinhado a ele para tocar seu processo disciplinar. Nos corredores, a informação que circula é de que o deputado afastado poderá anunciar a renúncia na segunda-feira, 4, dia em que o relator na CCJ, Ronaldo Fonseca (PROS-DF), deve entregar seu parecer. 

O líder do PPS disse hoje que o afastamento de Cunha por decisão judicial não é suficiente. "Ele precisa ser cassado", pregou. O discurso de Bueno se alinha aos demais líderes da antiga oposição, como DEM, PSDB e PSB. Há poucos dias, o grupo se reuniu com o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), e deixou claro o desconforto de fazer parte de uma operação para salvar o peemedebista. "Não vamos compactuar com essa história de livrar na CCJ. Isso está cristalizado", afirmou o líder do DEM da Casa, Pauderney Avelino (AM). bonde.com

MINISTRO GILMAR MENDES REÚNE COM BASE ALIADA DO GOVERNO PARA DISCUTIR ELEIÇÕES 2016

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, ofereceu, nesta quinta-feira, 30, um café da manhã para membros da base aliada do presidente em exercício Michel Temer. Na conversa, o ministro e os parlamentares discutiram as eleições de 2016. Eles também conversaram sobre maneiras de viabilizar a reforma política no Legislativo e repensar o financiamento de campanhas eleitorais. 

Segundo Mendes, o encontro buscou aproximar as instituições e mostrar as dificuldades em relação à próxima eleição. A principal delas, segundo o ministro, é a proibição das doações de pessoas jurídicas. "É um quadro especial e queríamos conversar com os líderes sobre isso para chamar atenção de que algumas vicissitudes que ocorrerão não serão causadas pela Justiça Eleitoral, mas pelo modelo institucional que foi aprovado na legislação", disse. 

"Em 80% dos municípios o limite de gasto é de R$ 100 mil para prefeito, R$ 10 mil para vereadores, é um limite muito estrito. Certamente vamos ter muitos questionamentos de um lado e de outro, vamos ter uma intensa judicialização. Os prazos curtos vão fazer com que muitas candidaturas sejam provisórias. Certamente haverá mudança de resultado por conta da mudança do coeficiente eleitoral, anulação de votações e impugnações", declarou. 

Mendes disse que também falou com os parlamentares sobre urnas eletrônicas, cujo sistema está aberto para testes. "Conclamei os líderes a participarem dessa verificação para que a gente possa superar as eventuais dúvidas que existem sobre o sistema eletrônico de votação que nos enche de orgulho. Esse é um sistema desenvolvido pelo Brasil e permite que o País tenha padrão civilizatório superior às vezes aos países mais desenvolvidos." 

Reformas 

No encontro, o grupo também discutiu maneiras de viabilizar a reforma política na Câmara dos Deputados. "A sociedade não aguenta mais que o Legislativo não entregue a reforma política. O Senado, como vocês sabem, já votou essa reforma em muitas oportunidades, mas ela não tem conseguido caminhar na Câmara, e matéria que anda em uma Casa só não chega ao final", criticou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Para Renan, a reunião desta manhã "criou um momento para que as lideranças possam pedir uma pauta mínima para a reforma política", que deverá consistir basicamente na cláusula de barreira e no fim da coligação proporcional. "Acho que a sociedade não está querendo mais dar um cheque em branco para financiamento privado, mas mesmo assim nós precisamos ter regras claras para que não haja dúvida no processo." 

O primeiro-secretário da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP), considerou que a discussão sobre uma nova legislação eleitoral é muito importante para criar uma boa relação entre o TSE e o Congresso. 

Entre as principais questões para "manter a eleição limpa", Mansur defende medidas acerca da quantidade de partidos. "A sociedade brasileira não consegue ter uma democracia com o número elevadíssimo de partidos políticos", avaliou. 

"Nós precisamos na verdade ter regras. Há uma dificuldade hoje muito grande de você ter propriamente votações dentro da Câmara e do Senado com esse número elevadíssimo de partidos políticos. A gente precisa de alguma maneira não extinguir partidos, não deixar de permitir que partidos existam, mas você pode ter regras para permitir que eles não tenham acesso a Fundo Partidário, a tempo de televisão", disse Mansur. 

Líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), considerou que o sistema político brasileiro "chegou a um grau de esgotamento que precisa ser reformado com urgência a partir de cláusula de barreiras e do fim da coligação partidária". Para ele, a reforma política aprovada no ano passado não foi suficiente e pode até ter piorado o sistema, que ficou mais "irreal". Cunha Lima defende a volta do financiamento empresarial. "Em toda parte do mundo as pessoas jurídicas podem fazer doações, desde que haja controle, haja fiscalização. Então você criminalizar a participação das pessoas jurídicas no pleito não acho que seja algo positivo", disse. "O Congresso terminou criando regras de limitação de gastos que podem ser vistas como positivas, mas ao mesmo tempo não desenhou um sistema de financiamento que garanta a transparência necessária para o sistema", afirmou. 

Também estiveram no café da manhã desta quinta-feira os senadores Romero Jucá (PMDB-RR) e Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR).

JUSTIÇA IMPEDE REAJUSTE DOS VEREADORES EM JACAREZINHO

O juiz Roberto Arthur David, de Jacarezinho, no Norte Pioneiro, deferiu liminar barrando o reajuste dos vereadores da cidade. A Câmara Municipal revogou a redução dos subsídios aprovada em 2015 durante sesssão realizada na semana passada. Com isso, os vencimentos ultrapassariam R$ 4 mil. Os parlamentares têm 15 dias para apresentar a defesa. 

Conforme a decisão judicial, os vereadores "deixaram de apresentar na pauta da Ordem do Dia que seria apresentado para votação os Projetos de Lei 30/2015 e 31/2015, contrariando a regra do artigo 138 do RI", constatou o juiz ao se referir ao artigo do Regimento Interno da casa de leis. 

Em outro ponto o magistrado ainda cita que também não foi observado o artigo 139 do mesmo Regimento Interno. "Poderia ter apresentado os Projetos de Lei 30/2015 e 31/2015 em regime de urgência, entretanto, deveria observar o procedimento do artigo 139 o que não foi concretizado", diz o processo. 

O juiz ainda cita um terceiro item do Regimento Interno que não foi respeitado pelos vereadores, a votação em dois turnos. "Por fim, deveria o requerido ter observado os dois turnos para deliberação dos projetos de lei com interstício mínimo de 24 (vinte e quatro) horas e novamente não o fez, desrespeitando a regra do artigo 147 do RI", destaca. 

(com informações do Portal JNN)

DENARC APREENDE 218 QUILOS DE MACONHA EM CAMINHONETE ESTACIONADA EM HOTEL

Policiais civis da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) de Londrina apreenderam, na madrugada desta quinta-feira (30), 218 kg de maconha. O entorpecente estava escondido em um fundo falso de uma caminhonete L200 localizada no interior do estacionamento de um hotel na região central da cidade.

Reprodução/Denarc Londrina
Reprodução/Denarc Londrina


Segundo as investigações, o motorista do veículo, com placas de Mauá (SP), estava hospedado. Ele foi detido em flagrante. O delegado da Denarc, Lanevilton Theodoro Moreira, deve esclarecer os fatos. bonde.com

RAPAZ DE 20 ANOS É PRESO E SEU PAI FORAGIDOATIRARAM CONTRA TRÊS PESSOAS

Investigadores da 10ª Subdivisão Policial e de Cianorte, no Noroeste do Estado, deflagraram, durante a madrugada desta quinta-feira (30), uma operação elaborada para prender, através de mandados judiciais, pai e filho que atiraram contra três pessoas em Barbosa Ferraz (74 km a leste de Campo Mourão). 

O primeiro endereço visitado foi uma residência no jardim Monte Carlo, na zona oeste de Londrina. Salem Ferreira Jesus, 20 anos, foi preso em flagrante. Os policiais não conseguiram localizar o pai dele, Sidney Ferreira Jesus, 42 anos. Este segue foragido. 

De acordo com as investigações, os dois são acusados de participarem de uma tentativa de triplo homicídio em fevereiro deste ano. Pai e filho estariam em um carro, e passaram atirando contra as vítimas. O jovem de 20 anos permanece detido em Cianorte. bonde.com

JUSTIÇA FEDERAL DE LONDRINA A PEDIDO DA POLÍCIA FEDERAL BLOQUEIA R$ 19,5 MILHÕES DE FACEBOOK POR DESCUMPRIMENTO JUDICIAL

A pedido da Polícia Federal (PF), a Justiça Federal em Londrina determinou, na última sexta-feira (24), o bloqueio de R$ 19,5 milhões do patrimônio do Facebook, empresa que controla o aplicativo WhatsApp. A multa foi aplicada devido ao descumprimento de uma decisão judicial que solicitava mensagens trocadas por traficantes investigados dentro da operação Quijarro, cuja conclusão foi deflagrada na quarta-feira (29) e culminou com a prisão preventiva de 12 pessoas, duas delas em Londrina

Reprodução
ReproduçãoEm entrevista concedida ao portal G1, o delegado Elvis Aparecido Secco - responsável pela operação - disse que os criminosos utilizavam o aplicativo para trocar informações sobre carregamentos, datas e outros detalhes da organização desmantelada na quarta. Segundo ele, a recusa do Facebook em colaborar com a Justiça prejudicou o andamento das investigações e impediu que os policiais descobrissem a identidade dos membros do núcleo comprador baseado na Espanha. 

O grupo investigado pela Quijarro tinha um núcleo fornecedor na Bolívia responsável pela produção de duas toneladas de cocaína por mês - cujo valor de mercado chega a R$ 96 milhões. No Brasil, duas quadrilhas, uma delas sediada em Londrina, se ocupam do transporte da droga até Vinhedo (SP). De lá, entorpecente seguia para a capital paulista ou para o porto de Santos, de onde saía rumo à Espanha. Para despistar as autoridades, os traficantes utilizavam mecanismos sofisticados nos caminhões, que geralmente também transportavam uma carga lícita de minério de ferro.

FAMÍLIA DE LONDRINA ADMINISTRAVA TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS EM MAIS R$ 96 MILHÕES POR MÊS

Polícia Federal

Fábio Alcover
De acordo com o delegado Elvis Secco, a operação foi realizada em parceria com a polícia boliviana

"Tinha padrasto, irmão, cunhado, sobrinho, a mulher sabia, a irmã sabia, a mãe sabia... A família toda sabia", ressaltou o delegado da Polícia Federal, Elvis Secco, responsável pela Operação Quijarro, realizada nas cidades de Londrina, Araucária (Região Metropolitana de Curitiba), Corumbá (MS), Martinópolis (SP), Presidente Prudente (SP) e São Paulo. Ao todo, 12 pessoas foram presas por suspeita de envolvimento no tráfico internacional de drogas, duas delas em Londrina, onde funcionava uma das bases para a quadrilha que distribuía cocaína da Bolívia (da cidade de Puerto Quijarro) para o Brasil e a Espanha.
Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em imóveis, 43 de busca e apreensão de veículos e sete de condução coercitiva. Segundo as investigações, dois grupos faziam o transporte das drogas no Brasil. As pessoas que recebiam orientação da família de Londrina levavam cocaína da cidade de Corumbá (MS), na fronteira com a Bolívia, até o estado de São Paulo. No entreposto criado em Vinhedo (SP), a droga era descarregada e distribuída para todo o País em vários outros veículos para despistar a fiscalização. O outro grupo, sediado em Martinópolis, entregava a droga no Porto de Santos. De lá, o produto seguia para a Espanha. "A droga que chegava na Espanha tinha o valor de US$ 15 mil o quilo. A apreensão feita em Corumbá foi avaliada em U$ 21 milhões", destacou. 
Em Londrina, foram presos o responsável pelo grupo transportador e outro integrante da quadrilha que organizava a distribuição e o transporte da droga. "A rede de parentes e amigos era utilizada para facilitar o registro de caminhões. Em um dos casos, um veículo de R$ 150 mil foi registrado em nome de um amigo com renda inferior a um salário mínimo", destacou. O grupo não possuía empresa jurídica e coordenava apenas os veículos. Conforme Elvis Secco, a Polícia Federal fez pedidos de prisão preventiva vinculados diretamente ao transporte de drogas. No entanto, outros integrantes devem ser presos em breve, incluindo membros da família que atuava em Londrina. 
O delegado informou ainda que investiga a participação de servidores públicos na falsificação de documentos de caminhões e carretas utilizados pela quadrilha. Os documentos eram transferidos para o nome dos próprios caminhoneiros, que tinham conhecimento do transporte das drogas. Com isso, o grupo não chamava a atenção das polícias rodoviárias durante o trajeto. "Eles tinham um sistema de fundos falsos muito sofisticado. Esse fundo falso era feito até com sistema hidráulico acionado por botões. Ficava em partes de metal na carreta e não se conseguia ver a olho nu. Muitas dessas apreensões foram passadas em raio-X para identificar onde estava a cocaína", contou o delegado. Os caminhoneiros que transportavam a droga também levavam cargas lícitas como minério para não despertar suspeitas. A operação foi realizada em parceria com a polícia boliviana. Por meio da troca de informações, foi detido o núcleo que atuava no país vizinho e era responsável pela entrada de duas toneladas de drogas por mês no Brasil. "Nós sabíamos o paradeiro dos traficantes aqui no Brasil. Eles já estavam foragidos da Bolívia. Nós informamos o paradeiro deles aqui, eles foram deportados e lá os policiais executaram as prisões. O casal estava entre os traficantes mais procurados da Bolívia", ressaltou o delegado. Cerca de 150 policiais participaram da ação. Pelo menos, US$ 10 milhões em bens foram sequestrados na Bolívia. 
A investigação, iniciada há um ano e meio, já resultou na apreensão de aproximadamente quatro toneladas de drogas. Duas pessoas são consideradas foragidas. Um mandado seria cumprido em São Paulo, capital, e outro em Presidente Prudente. A troca de informações no Brasil e no exterior tem contribuído para o aumento da fiscalização. "Antes, você apreendia somente a droga e as investigações não tinham seguimento. Com a ampliação das investigações, você consegue trocar informações. A PF está com uma rede de informação muito grande Brasil afora", completou o delegado. Os presos devem responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro, associação para o tráfico e falsificação de documentos públicos e privados.
Viviani Costa-folha londrina.

EX. PREFEITO DE LONDRINA BARBOSA NETO É CONDENADO JUNTOS COM OUTROS 4 SERVIDORES A DEVOLVER MAIS R$ 1 MILHÃO

O ex-prefeito de Londrina, no norte do Paraná, Homero Barbosa Neto e mais cinco réus foram condenados a devolver solidariamente mais de R$ 1 milhão de reais aos cofres públicos.Homero Barbosa Neto (PDT) (Foto: Reprodução/ RPC TV)
A decisão é do juiz Marcos José Vieira, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Londrina, que analisou uma ação de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR). O ex-prefeito ainda teve os direitos políticos suspensos por oito anos. A decisão é de terça-feira (28).
Barbosa Neto comandou a prefeitura deLondrina entre 2009 e 2012. Nesta ação, ele foi acusado de cometer irregularidades no contrato com uma empresa que prestava serviços de manutenção e limpeza de prédios públicos. Segundo a promotoria, o ex-prefeito reajustou indevidamente os valores pagos à empresa, causando prejuízo aos cofres públicos.Conforme a ação, a empresa Proguarda Administração e Serviços Ltda solicitou recomposição do equilíbrio econômico-financeiro do contrato após cinco meses da assinatura do documento. O aditivo foi assinado em 2011. Para o MP-PR, os motivos para o pedido foram falsos e infundados.
Ao longo do processo, a defesa do ex-prefeito negou irregularidades. A empresa contratada pelo município alegou que houve aumento de serviço com a implantação de novos setores e também com o tempo integral nas escolas, por isso solicitou a recomposição. O juiz Marcos José Vieira entendeu que houve ilegalidades. O ex-prefeito Barbosa Neto não foi localizado pelo G1 até as 11h. O advogado que defende o ex-prefeito, Edson Alves da Cruz, foi procurado, mas o escritório informou que o profissional está viajando e só retorna a Londrina a tarde. A defesa da empresa Proguarda foi procurada, mas até as 11h não se manifestou sobre a condenação.  G1.

HOMEM DE 53 ANOS MORRE ATROPELADO POR MINI CARREGADEIRA

Um homem de 53 anos morreu após ser atropelado por uma mini carregadeira na tarde desta quarta-feira (29) em Sertanópolis, região metropolitana de Londrina. O acidente aconteceu na PR-323, no km 55. José Jorge Pereira estava trabalhando na pavimentação da via quando foi atingido pela máquina. Não houve chance de socorro. O corpo foi levado ao IML de Londrina.

EM SÃO JERÔNIMO DA SERRA HOMEM MORRE QUANDO TRATOR CAIU SOBRE SEU CORPO

Um trator tombou em cima de um homem de 58 anos no começo da noite desta quarta-feira (29) em São Jerônimo da Serra, no Norte Pioneiro. Ivo José Rodrigues não resistiu e morreu no local, antes da chegada do socorro. Segundo a Polícia Militar (PM), a propriedade onde aconteceu o acidente era da própria vítima. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

DELTA USOU 18 EMPRESAS DE FACHADA PARA LAVAGEM DE R$ 370 MILHÕES

As investigações da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF) que apuram a lavagem de R$ 370 milhões envolvendo a empreiteira Delta e o contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, apontam para o uso de 18 empresas de fachada, criadas pelos operadores do esquema. 

Cachoeira foi preso nesta quinta-feira, 30, em Goiânia, na Operação Saqueadores. Fernando Cavendish, dono da empreiteira Delta, teve a prisão pedida, mas não foi encontrado em sua residência no Leblon, na zona sul do Rio. A PF apreendeu um cofre e documentos na casa. 

Segundo a denúncia do MPF oferecida à Justiça Federal, 96,3% do faturamento da Delta entre 2007 e 2012 foi oriundo de verbas públicas, chegando a R$ 11 bilhões. A denúncia foi oferecida contra 23 pessoas, incluindo Cavendish, Cachoeira, o doleiro Adir Assad, Marcelo Abbud e proprietários e contadores de empresas fantasmas - conforme nota divulgada na manhã desta quinta pela assessoria de imprensa da Procuradoria Regional da República do Rio. 

As empresas fantasmas lavavam os recursos públicos por meio de contratos fictícios, que eram sacados em espécie, para o pagamento de propina a agentes públicos, de forma a impedir o rastreamento das verbas. A nota do MPF não cita o envolvimento de políticos. 

Ainda conforme a denúncia do MPF, as empresas fantasmas só existiam no papel. As firmas não tinham sedes, nem funcionários, e havia incompatibilidade entre receita e movimentação financeira identificada pela Receita Federal. Além disso, informou o MPF, todas as empresas tinham os mesmos contadores. 

"As empresas de Adir Assad e Marcelo Abbud emitiam notas frias não só para a Delta, mas para muitas outras empresas. No mesmo período de 2007 a 2011, foi transferido para essas empresas fantasmas mais de R$ 885 milhões. A organização criminosa também serviu ao esquema de corrupção da Petrobras, de acordo com a Operação Lava Jato", diz a nota do MPF. 

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a utilização, nas investigações da Operação Saqueadores, de trechos da delação premiada de pessoas ligadas à empreiteira Andrade Gutierrez e investigadas na Operação Lava Jato, também da PF e do MPF. 

Segundo a Procuradoria do Rio, embora a delação ainda seja sigilosa, "confirma o que foi apurado, demonstrando que a Delta era uma empresa voltada fundamentalmente a esquemas de corrupção em obras públicas, em especial, no Rio". bonde.com


PROJETO NA CÂMARA DE LONDRINA PERMITE QUE LONDRINENSES APLIQUE MULTAS

A Câmara de Vereadores de Londrina deve votar na próxima semana, em segunda e última discussão, o projeto de lei que institui a campanha educativa "Multa Moral". O objetivo é conscientizar os motoristas sobre o uso da vagas reservadas para deficientes físicos e idosos nos estacionamentos públicos e privados. 

Pela proposta do vereador Amauri Cardoso (PSDB), as pessoas poderão imprimir um panfleto, que estará disponível no site da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), e deixar no para-brisa dos veículos flagrados estacionados irregularmente, ou entregar pessoalmente ao motorista. A multa não terá caráter punitivo. Será uma espécie de "puxão de orelha" nos infratores. Os agentes de trânsito continuam com a responsabilidade de aplicar multas aos transgressores. 

"A proposta do projeto de lei é de uma campanha, que vamos levar à sociedade, nas escolas, igrejas, grupos de serviço para falarmos desses problema. Até a campanha Pé na Faixa, o londrinense não parava na faixa de pedestre. Hoje, você percebe que há o respeito. Acredito que vai acontecer o mesmo com a multa moral", comentou o vereador. 

O folheto terá informações sobre a legislação e também os números de telefones dos órgãos de trânsito para que o cidadão possa denunciar os motoristas infratores. "Queremos na verdade é trazer esse tema para o debate e que as pessoas tenham uma ferramenta para intervir", afirmou Cardoso. 

Para o vereador, o projeto de lei poderá trazer bons resultados se for efetivamente implementado. "Esse projeto amplia a quantidade de ‘fiscais’ na rua. Se eu, cidadão consciente do meu papel, além de ter a ferramenta para aplicar a multa moral, também tenho os números das autoridades é mais fácil denunciar", avaliou. 

O coordenador de Educação no Trânsito da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, acredita que a proposta vem somar nas ações educativas. A CMTU já utiliza a multa moral em suas campanhas nas escolas e com idosos e deficientes, no intuito de despertar a cidadania. "A vantagem de uma lei seria ter uma inserção nas escolas e alguns meios que as nossas campanhas não conseguem atingir. Pode ser muito efetiva", afirmou. 

MULTAS 

No ano passado, das 7.007 multas aplicadas pela CMTU por estacionamento irregular 12% foram por parar em vagas de idosos e deficientes. Até abril desde ano, já foram aplicadas 126 multas por estacionamentos irregulares em vagas para deficientes físicos e 212 em vagas exclusivas aos idosos. A cidade tem 287 vagas exclusivas (129 para deficientes físicos e 158 para idosos). bonde.com

ACIDENTE NESTA QUINTA FEIRA NA PR 465 MATA MOTOCICLISTA

Dois amigos se envolveram um acidente de trânsito registrado na madrugada desta quinta-feira (30), em trecho da PR-465, na entrada de Peabiru, a 15 quilômetros de Campo Mourão. 

Os dois trafegavam no mesmo sentido, ambos em suas motos, quando colidiram lateralmente. Com o choque, um deles, identificado como Rodrigo Ferreira, de 22 anos, acabou colidindo contra uma árvore e morreu na hora. 

O outro, de 19 anos que não teve o nome divulgado, foi socorrido em estado grave e encaminhado ao Hospital de Campo Mourão.

HOMEM É BALEADO NO PÉ EM SARANDÍ

Um homem foi baleado no pé na noite desta quarta-feira (29), em Sarandi, região metropolitana de Maringá. O nome dele não foi divulgado pela Polícia Militar (PM). 

O crime ocorreu na avenida Higienópolis, por volta das 19h10. De acordo com a vítima, o atirador, que atende pelo apelido de "Baixinho", chegou ao local com um revólver e disparou contra o pé dela. O suspeito não foi localizado.

POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL APREENDE CARGA DE CIGARROS CONTRABANDEADOS

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apreendeu uma carga de cigarros contrabandeados nesta quarta-feira (29) na PR-323, no 329, em Perobal, no Noroeste do Paraná. A ação ocorreu durante operação de fiscalização na rodovia. 

O motorista da Ecosport recebeu ordem de parada, mas desobedeceu e fugiu. Em determinado trecho, ele parou o carro e fugiu a pé pela mata. Os policiais acharam 30 caixas de cigarros no bagageiro do carro, que havia sido roubado em Londrina em fevereiro deste ano.  bonde.com

Divulgação
Divulgação

EXPLOSÃO DE SILO DA COCAMAR NESTA QUINTA FEIRA DEIXA TRÊS FERIDAS

Uma explosão no fosso de um silo de grãos da empresa Cocamar, em Cambé, na região metropolitana de Londrina, deixou três feridos na manhã desta quinta-feira (30), por volta das 8h15. As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao centro de queimado do Hospital Universitário de Londrina (HU), sendo uma em estado considerado grave. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas informaram que, ao chegarem para trabalhar, sentiram cheiro de queimado e avistaram fumaça saindo do fosso. Ao chegarem perto, se inclinaram para ver e acabaram sofrendo queimaduras na região do rosto e do pescoço. Ainda não há informações sobre qual a gravidade das queimaduras.  bonde.com

INCÊNDIO DESTRÓI RESIDÊNCIA EM MARILÂNDIA DO SUL

Um incêndio de grandes proporções destruiu uma casa onde moram um casal e sete filhos em Marilândia do Sul (a 40 quilômetros de Apucarana). A ocorrência foi registrada na manhã desta quarta-feira (29), na Avenida Cerejeiras, no Jardim Tóquio.
Moradores viram as chamas e acionaram socorro. Uma equipe da Defesa Civil 13550919_494238834104889_623709465_nda prefeitura com um caminhão-pipa chegou primeiro e iniciou o combate às chamas. Como o quartel fica em Apucarana, os bombeiros demoraram cerca de 40 minutos.
A mãe visitava uma vizinha quando o fogo começou na casa, onde estavam seus sete filhos. Um deles dormia no momento e acordou com o quarto em chamas. Vizinhos quebraram uma janela para salvá-lo, felizmente sem feridos no incêndio.
O pai trabalhava em Apucarana e foi avisado do incidente. Há dois anos, ele ganhou R$ 400 mil na loteria e usou o dinheiro para construir a casa para a grande família, porém, agora tudo se perdeu.  Colaboração Rodrigo Carvalho da Rede Massa.

GAROTO DE 16 ANOS TEM PERNA AMPUTADA AO CHUTAR TREM EM MOVIMENTO

Um adolescente de 16 anos teve a perna amputada ao tentar chutar um trem em movimento. O caso aconteceu na tarde desta quarta-feira (29), em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. De acordo com os Bombeiros, o próprio jovem contou como tudo aconteceu.
“Ele contou aos socorristas que, pela demora do trem em passar pelo local, ele veio a chutar o trem. Nesse chute, ele enroscou a perna e veio a ter a amputação do membro direito”, explicou um dos socorristas que atendeu o garoto. O jovem foi atendido e levado ao hospital em estado grave.
O incidente aconteceu em um local onde não passam carros e pelo qual também não deveria haver trânsito de pedestres. Funcionários da concessionária que administra a linha férrea perceberam a situação e acionaram o socorro.
Em nota, a concessionária lamentou o acidente, mas reforçou que é proibida a circulação de pessoas em áreas operacionais da rodovia, o que inclui toda a área dos trilhos. portal curiuva.

COMEÇA A VALER NESTA SEXTA FEIRA DIA 01 PROIBIÇÃO DE VENDA DE LÂMPADAS INCANDESCENTES

Começa a valer na sexta-feira (1º) a proibição de venda de lâmpadas incandescentes com potência de 41 a 60W que não atenderem os níveis mínimos de eficiência energética, informou nesta quarta-feira (29) o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O órgão será quem fiscalizará o mercado. A fiscalização será feita no varejo, e os comerciantes que não atenderem à legislação estarão sujeitos a penalidades previstas em lei, com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, ainda de acordo com o Inmetro.Lâmpada incandescente  (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)
Também na sexta, entra em vigor o prazo para restrição da fabricação e importação de lâmpadas de 25 a 40W, que terão de atender novos índices de eficiência.
No entendimento do Inmetro, tecnicamente, é o fim da presença das lâmpadas incandescentes no mercado.
“Apesar de as lâmpadas de 25W a 40W terem prazo de até junho de 2017 para deixarem do mercado, elas não conseguem atingir os novos níveis de eficiência estabelecidos para junho de 2016. Portanto, tecnicamente é o fim das incandescentes”, explicou o instituto.
A substituição deste tipo de lâmpada está sendo feita de forma gradativa desde 2014. As de 60 W, que eram as mais usadas, já não podem mais ser comercializadas desde junho de 2015. As acima de 75W e 100W deixaram de ser comercializadas em 30 de junho de 2014.
A mudança atende a cronograma estabelecido pelo governo em portaria de 2010, que fixou índices mínimos de eficiência luminosa para fabricação, importação e comercialização das lâmpadas incandescentes de uso geral em território brasileiro. “Em 2010, 70% dos lares brasileiros eram iluminados por lâmpadas incandescentes. Hoje, esse número inverteu. Agora, somente 30% das residências usam as incandescentes, que deixarão de ser comercializadas no Brasil, seguindo uma tendência mundial recomendada pela Agência Internacional de Energia”, disse em nota o responsável pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem, Marcos Borges.Lâmpadas mais econômicas
Uma das opções para o consumidor é utilizar as lâmpadas fluorescentes (Foto: Reprodução/ TV TEM)Uma das opções para o consumidor é utilizar as lâmpadas fluorescentes (Foto: Reprodução/ TV TEM)
O Inmetro recomenda que, na falta das lâmpadas incandescentes, o consumidor opte pela fluorescentes compactas. Segundo o Instituto, elas duram de 8 a 10 vezes mais e consomem 4 vezes menos energia que as incandescentes ou as lâmpadas LED, que os fabricantes indicam durar 25 mil horas ou mais. g1.