.

.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

JUÍZ MENCIONA POSSIBILIDADE DE PRISÃO PARA RÉUS NÃO ENCONTRADOS DA OPERAÇÃO PUBLICANO

Às vésperas da primeira audiência da Operação Publicano 1, marcada para a próxima segunda-feira, o juiz da 3ª Vara Criminal de Londrina, Juliano Nanuncio, determinou o desmembramento do processo relativo à Operação Publicano 1 para seis réus que não foram localizados para serem intimados. Entre os réus não localizados para a intimação, estão dois auditores fiscais, um contador e dois particulares.
Em despacho publicado ontem, Nanuncio pede que o Ministério Público (MP) "se manifeste sobre a necessidade de decreto da prisão preventiva dos acusados não encontrados, como garantia à instrução processual, uma vez que, conquanto devidamente citados, os réus em questão mudaram de endereço sem comunicar a este Juízo, ou possivelmente estão se ocultando dos Oficiais de Justiça, além de eventual descumprimento das medidas cautelares diversas da prisão impostas pelo colendo STJ".
Ao obterem habeas corpus do Superior Tribunal de Justiça, os réus da Publicano 1 foram submetidos a medidas como proibição de ausentar-se da comarca sem autorização do juiz e obrigatoriedade de comunicar eventual mudança de domicílio, além de comparecimento periódico em juízo. Sobre o desmembramento do processo para os seis réus, o juiz afirma que a medida visa "não obstruir o andamento do feito em relação aos demais acusados".
O promotor Jorge Barreto da Costa, coordenador do Gaeco, disse que analisará hoje o despacho de Nanuncio para decidir "as medidas mais adequadas para que os réus não se esquivem de responder o processo na Justiça".
As audiências da Publicano 1 serão realizadas entre a próxima segunda-feira e o dia 10 de março, somando 19 dias de sessão. Ao todo, devem ser ouvidas 44 testemunhas de acusação, 187 testemunhas de defesa e 52 réus. Todos são residentes em Londrina – os demais são inquiridos por carta precatória em suas comarcas. Este processo tem 73 pessoas (sendo 26 auditores) e 70 fatos criminosos para serem provados.
Loriane Comeli
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário