.

.

sexta-feira, 27 de março de 2015

CISNORP TEM DÍVIDAS QUE UTRAPASSA A TRÊS MILHÕES DEREAIS

Cisnorpi tem dívidas de três milhões de reais
    O Prefeito de Tomazina Guilherme Cury Saliba Costa foi eleito nesta quarta-feira (25) novo presidente do Cisnorpi (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro). Juntamente com o consórcio, o novo presidente tem como principal desafio administrar os problemas e as dívidas do Hospital Regional do Norte Pioneiro, que acumula quase R$3 milhões em dívidas.
    Saliba que nos últimos dias foi o responsável por evitar o fechamento do hospital, que fica sediado em Santo Antonio da Platina, foi eleito em decisão unânime na sede da Associação de Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi). Antes da escolha dos prefeitos, Saliba apresentou uma planilha de receitas e despesas do HR, que totaliza um déficit financeiro de quase R$10 mil mensalmente.
    Entre os prefeitos presentes, foi eleita uma comissão formada por secretários de saúde que irão fazer uma análise minuciosa nos setores financeiros e na funcionalidade do hospital. “Precisamos saber por que o hospital, que antes atendia ás áreas como de ortopedia, otorrinolaringologia e proctologia chegou a esta condição e com menos atendimentos. Precisamos fazer um levantamento sistêmico dos custos do Cisnorpi e do hospital”, afirmou o prefeito de Jacarezinho Sérgio de Faria, que foi eleito vice-presidente do Cisnorpi.
    Outra proposta feita por Saliba é o credenciamento da UTI neonatal da unidade junto ao Governo Federal. “Regularizando essa situação, poderemos receber verbas pelos leitos existentes e não pela taxa de ocupação. Muitas vezes a UTI não está toda ocupada, gerando arrecadação menor, porém o número de funcionários e o pagamento de salários é o mesmo independente da ocupação”, expôs.
    Com a eleição de Saliba, o ex- diretor executivo do Cisnorpi Alfredo Ayub retornou à administração do consórcio extra-oficialmente. Ayub que é servidor público estadual retorna ao Cisnorpi pela boa experiência administrativa que manteve quando esteve à frente da diretoria, informou Saliba.
    Outro nome também deve ser escolhido para a administração do Hospital Regional. Segundo Guilherme Saliba, um dos critérios será a exigência de conhecimento técnico na área de saúde. “Não podemos permitir indicação política neste caso. O mínimo de exigência para uma posição tão importante é o conhecimento técnico de como funciona um hospital. Precisamos de gente certa e séria para este cargo”, declarou(Texto e foto:Aline Damásio)np diário.com

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário