.

.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

POLÍCIA CIVIL NÃO FARÁ MAIS ESCOLTA DE PRESOS


Em audiência pública nesta segunda-feira (9), na Câmara Municipal de Curitiba, o presidente do Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol) disse que eles não farão mais a escolta de presos. Segundo André Gutierrez, um ofício referente à decisão será encaminhado ao delegado-geral da corporação, Riad Braga Farhat, e à Polícia Militar, dentre outras instituições.

"O problema não é novo. Temos ação civil pública quanto à guarda de presos", disse, em referência à morte do superintendente da Delegacia de Campo Largo, Marcos Gogola, na última quinta-feira (5), quando escoltava um preso ao dentista. Dados apresentados pelo Sinclapol indicam que as delegacias abrigam 10,5 mil presos, mas teriam vaga para 2 mil. "Há policiais civis nomeados que jamais trabalharam na investigação. Existe uma ilegalidade constante nas delegacias", afirmou Gutierrez. 
 
O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública da Câmara Municipal, vereador Chico do Uberaba (PMN), destacou que o objetivo do debate na Casa nesta segunda-feira é elaborar a Carta de Curitiba, um pacto que será encaminhado às autoridades competentes. Ele declarou que Gogola foi "brutalmente morto no cumprimento de sua disfunção". 
 
André Gutierrez destacou a presença dos agentes penitenciários na audiência pública e disse que, para resolver o problema, são necessárias mudanças estruturais. "Precisamos de mais presídios, mais agentes, pessoal para a escolta de presos", exemplificou. Ele também criticou, dentre outras questões, o posicionamento da secretária estadual da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, e do Ministério Público do Paraná (MP-PR) quanto aos pedidos referentes à "guarda irregular" dos presos. "A Lei de Execução Penal não é cumprida no Paraná", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário