.

.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

INFECÇÃO URINARIA PODE TE INCOMODAR NO INVERNO


A infecção urinária é uma velha conhecida que atrapalha a vida de muitas mulheres. Mas, o que a maioria das pessoas não sabe é da necessidade de cuidados especiais para evitar esse problema na época mais fria do ano.

A infecção do trato urinário é causada por fungos ou bactérias que percorrem o canal da uretra e se alojam na bexiga e, apesar de apresentar maior incidência em mulheres, pode acometer também homens e crianças (em especial meninas ainda no uso de fraldas). De acordo com o Dr. João Afif Abdo, urologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, a própria anatomia feminina é uma das causas que facilitam o aparecimento das infecções urinárias mais frequentes nas pacientes do sexo feminino. A uretra feminina é bastante curta e desemboca no genital feminino ao lado da vagina. Por outro lado o genital feminino está muito próximo do ânus e região anal que é uma área contaminada até mesmo em pessoas com boa higiene.

A contaminação do genital feminino permite então a entrada de bactérias na bexiga através da uretra da mulher. Esta contaminação pode-se dar pela falta de higiene adequada, pela atividade sexual, pelo uso de fraldas etc. "Por isso, o importante é tentar evitar o acúmulo de bactérias na região próxima da uretra", reforça o médico.

No inverno as chances de contrair a infecção aumentam pelo fato de que em épocas mais frias, as pessoas ingerem menos líquidos e sentem menos necessidade de urinar. "O ato de urinar auxilia na limpeza do canal da uretra e, quando não se vai ao banheiro por muito tempo, aumenta a possibilidade de reter bactérias no local", explica o Dr. João Afif. Além disso, a exposição inadequada ao frio - quando a pessoa está mal agasalhada - faz com que as pessoas percam calor, o que pode levar a uma queda de resistência do organismo facilitando, desta maneira, o desencadeamento das infecções urinárias.

Entre os sintomas da infecção do trato urinário estão: micções frequentes acompanhadas de dor, modificação na cor da urina, que passa a ser turva ou rosada e no cheiro que se intensifica, além de febres e dores na região lombar dependendo da gravidade do caso.

Cuidados simples podem ser tomados para evitar o problema. Segundo o Dr. Afif, "beber muita água é fundamental, assim como higienizar a região íntima , urinar logo após a relação sexual e tomar cuidado durante uma atividade sexual para evitar a contaminação da área genital com bactérias próximas dali na região perianal". Não segurar a vontade de ir ao banheiro também é importante. "No longo prazo, essa prática pode enfraquecer a bexiga, que passa a não conseguir eliminar totalmente a urina e essa sobra é prejudicial", afirma o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário