.

.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

É MELHOR CORRER USANDO TÊNIS OU DESCALÇO


Usar ou não um calçado para correr é um tema que vem sendo discutido dentro e fora do Brasil. Sair com os pés no chão parece ser tão natural, que muita gente acha que não há nenhum problema em fazer isto. Muitos  pacientes perguntam, doutor, é mesmo melhor para a saúde andar descalço? Antes que isto se torne modismo aqui no Brasil, gostaria de fazer algumas considerações sobre este tema polêmico. 

Pés calçados ou descalços pisam diferentemente o solo. Com tênis, os pés tocam o chão primeiro com o calcanhar e depois rolam até a ponta dos dedos. Quando se está descalço, a primeira parte do pé a chegar no chão é a ponta, fazendo o movimento inverso, aterrizando primeiro a ponta do pé e colocando o calcanhar por último. O movimento de rolar o pé fica invertido. Com isso, musculaturas diferentes são acionadas em cada caso: descalço, a da parte da frente da perna é a mais requisitada. Já o pisar com o calcanhar movimenta a  musculatura posterior da perna mais intensamente do que a frontal. 

Quanto ao impacto sobre as articulações, a pisada sem sapato parece contar com o amortecimento natural dos movimentos dos pés. As pessoas não pensam para fazer o movimento de uma maneira ou de outra. A biomecânica é intuitiva.

Na minha opinião, a continuidade de estudos com metodologias científicas consistentes poderá solucionar a polêmica. Por hora, o melhor é tomar cuidado e não aderir indiscriminadamente a modismos. 

A biologia diz que a evolução natural do ser humano criou uma máquina perfeita. A tecnologia em calçados diz que a evolução do tênis visa a melhoria do conforto e do desempenho do atleta. Mas os caminhos parecem estar desencontrados. É neste momento que precisamos usar o bom-senso.

O fato é que não acredito que a maioria vá deixar de usar calçados do dia para noite. É uma cultura arraigada há séculos. Pensando nisto, minha orientação para a maioria é escolher o calçado correto, principalmente para atividade esportiva. O calçado deve sempre ser bem confortável e respeitar o biotipo de cada um. Pense no que é melhor para o seu pé e aproveite a série de inovações que foram implantadas em tênis, como amortecedor, acolchoamento, apoio para arco, materiais diversos para absorção de impacto na região do calcâneo e uma espécie de mola nos saltos. bonde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário