.

.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

BANDIDO TENTA DAR O GOLPE DO SEQUESTRO PRESTE ATENÇÃO

Um homem procurou a Polícia Militar para registrar um boletim de ocorrência nesta quarta-feira. Na denúncia o solicitante disse que recebeu um telefonema em que uma pessoa dizia estar com a filha dele em seu poder. O falso sequestrador disse para o homem depositar a quantia de R$ 5 mil reais na conta 0683002/500, agência Itaú . Sabendo ser um golpe o homem não depositou o dinheiro e procurou a polícia.

DICAS DE SEGURANÇA QUE PODEM DIMINUIR A PROBABILIDADE DO CIDADÃO SER VÍTIMA DO FALSO SEQUESTRO:

1 Calma e tranqüilidade no momento que for anunciado o suposto sequestro;

2 Não passe nenhuma informação que possa ajudar o criminoso a dar mais veracidade à história, como nome dos filhos e parentes;

3 Oriente a todos da residência, inclusive funcionários, para jamais passar dados dos moradores a estranhos, tais como, se está viajando, local, se estuda fora, para onde foi, pois normalmente os criminosos ligam antes de anunciar o crime, colhendo dados para dar veracidade ao golpe, posteriormente.

4 Nunca deixe crianças atenderem ao telefone, pois em conversa, o criminoso pode colher todos os dados das família. 

5 Ficar atento aos telefones de prefixo 011 (São Paulo), 021 (Rio de Janeiro) ou 085 (Ceará), pois normalmente são de dessas localidades que são aplicados os golpes; 

6 Quando for anunciado o suposto sequestro, simule que a ligação está ruim, que não está entendendo ou ouvindo direito, desligue e tente entrar em contato imediatamente com a suposta vítima do seqüestro, caso não consiga, ligue para a Polícia Militar, sem que o suposto criminoso saiba. 

7 Nunca contrariar os criminosos, sempre fazer de conta que concorda com as ordens dos criminosos, pois existe a possibilidade, mesmo que remota, do seqüestro ser verídico, simule algo tal como a ligação ruim ou que caiu a ligação e tente entrar em contato com a suposta vítima. 

8 Nunca sair de casa sem celular ou sem deixar telefone para contato;

9 - Toda vez que desligar o celular comunicar, previamente a esposa, filhos, etc., avisando o tempo provável que irá ficar sem comunicação;

10 - Se não possuir telefone celular ou não tiver como deixa um telefone para contato, andar sempre com cartões telefônicos (orelhão) no bolso e dar conta à família sobre possíveis localidades, com frequência. 

As dicas foram passadas pelo Setor de Inteligência da Polícia Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário